Com o objetivo de trazer à tona uma das mais importantes tradições locais, que remete à identidade do povo, começa neste sábado (26), às 10h, na Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba (SP), o projeto “Cururu na Praça: Tradição e Contemporaneidade”. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Prefeitura Municipal de Piracicaba e Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), o projeto reúne cinco apresentações de cururu, aos sábados, sempre a partir das 10h, no coreto da Praça José Bonifácio. As apresentações acontecerão neste sábado (26) e nos dias 02, 09, 16 e 23 de fevereiro, com importantes nomes do estilo.
O projeto é coordenado pelo produtor cultural André Boaretto e pelo cururueiro Toninho da Viola. “O intuito é promover a valorização da tradicional cultura do cururu, ao disseminá-la a toda a população e também às gerações mais novas, tanto por meio de apresentações gratuitas em um espaço público de grande movimentação e também por agregar novas linguagens”, afirma André Boaretto.
Primeira apresentação
Para a primeira apresentação, que acontece neste sábado (26), os cururueiros convidados por Boaretto e Toninho são: Zico Claudino, Valdemar da Capela, Luizão do Pau D´Alho e Fábio Violeiro.
Audiovisual
Além das apresentações na Praça José Bonifácio, o projeto promoverá apresentações gratuitas dos documentários “Musicalidade Piracicabana” e “Cururu Piracicabano”, na célula MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), localizada na Estação da Paulista. As exibições ocorrerão sempre às 14h, nos dias: 06, 13, 20 e 27 de fevereiro e no dia 06 de março.
- COTIP FORMAÇÕES: conheça os cursos para adolescentes, jovens e adultos com inscrições abertas, clicando aqui.
“O objetivo, além de auxiliar na difusão de tal importante tradição, é incentivar a troca de saberes e a formação de público, por meio de uma linguagem mais atual, o audiovisual, tão presente em nosso dia a dia”, afirma Boaretto.
Consciente da importância da linguagem audiovisual nos dias de hoje, as apresentações serão gravadas e o material será disponibilizado à célula MISP e, conseqüentemente, à Prefeitura de Piracicaba, permitindo assim, a viabilização de pesquisas futuras sobre a rica temática.






