A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) comemora celebra na próxima segunda-feira (03) mais um aniversário: são 118 anos de instituição. A comemoração acontece às 15 horas, no Salão Nobre, e contará com a presença de autoridades municipais e estaduais.

Fundada em 03 de junho de 1901, a Esalq comemora 118 anos de forte atuação no cenário universitário de todo o país. A cerimônia se dividirá em cinco momentos distintos: homenagem a entidades de classe, governamentais, científicas e acadêmicas; homenagem aos registros históricos da instituição; reflexão com o professor Jacques Marcovitch; instalação do banco com Luiz de Queiroz; e abertura da exposição “O que estamos celebrando hoje?”.
A primeira sessão de homenagens será prestada aos 25 anos do Programa USP Recicla; 35 anos do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”; 35 anos do Centro de Tecnologia da Informação “Luiz de Queiroz”; 50 anos de Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP); 75 anos da Revista Scientia Agrícola (Anais da Esalq); 85 anos da Universidade de São Paulo (USP); e 110 anos do Centro Acadêmica “Luiz de Queiroz”.
Demais tributos serão feitos aos registros históricos da ESALQ, pelos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais; 55 anos de implantação dos Programas de Pós-Graduação na Esalq e 55 anos de criação dos Programas de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agronômica / Fitopatologia / Genética e Melhoramento de Plantas / e Solos e Nutrição de Plantas.
A reflexão com Jacques Marcovitch e a instalação do banco com Luiz de Queiroz, dois importantes atos inseridos na cerimônia, terão efeito sobre os 170 anos de nascimento do idealizador da Esalq, Luiz Vicente de Souza Queiroz. A reflexão com o professor Jacques Marcovitch, reitor da USP entre 1997 e 2001, terá como tema “Da construção do legado aos herdeiros do sonho”.
Já a instalação do banco com Luiz de Queiroz, escultura idealizada pelo professor Antonio Roque Dechen e confeccionada pela Fundição Euclides Libardi, passará a compor o acervo escultórico da Esalq. Encerrando os atos comemorativos, será aberta a exposição “O que estamos celebrando hoje?”.
A Esalq informou que, neste aniversário, terá “a intenção de lembrar datas históricas sem se esquecer que esses atos evoluíram para uma contribuição efetiva para a sociedade”, visto que a instituição não valoriza apenas seu passado, mas empenha-se em se manter como centro de excelência na contemporaneidade.
Filarmônica da USP realiza concerto especial em comemoração aos 118 anos da Esalq
A USP-Filarmônica realiza concerto gratuito no próximo dia 5 de junho, às 21 horas, no Salão Nobre da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), no edifício central do campus. Esta será a 121ª apresentação da orquestra de alunos bolsistas da USP, dedicada à efeméride de 118 anos da Esalq.
O concerto terá regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi e contará com a participação dos solistas: Claudio Rogério Giovanini Micheletti (violino, spalla da OSUSP e da OER), Gustavo Silveira Costa (viola caipira, professor da FFCLRP-USP), André Luis Giovanini Micheletti (violoncelo, professor da FFCLRP-USP), Giovana Ceranto (cravo, aluna de graduação da FFCLRP-USP e bolsista da USP-Filarmônica) e Marly Montoni (soprano, professora convidada).
No repertório, obras consagradas como a íntegra d’As Quatro Estações e Concerto para viola barroca e orquestra em Ré maior, ambas de Antonio Vivaldi (Veneza, 1678 – Viena, 1741), e as peças brasileiras A moreninha, de Anônimo brasileiro, com harmonização e orquestração de Rubens Russomanno Ricciardi (Ribeirão Preto, 1964) e Agora que sinto amor, com poema de Fernando Pessoa, de autoria do próprio maestro.
A entrada no concerto é livre e gratuita, sem necessidade de ingressos.
O Salão Nobre fica no edifício central do campus da ESALQ-USP, na Avenida Pádua Dias nº 11, em Piracicaba.







