Tigre siberiano do Zoológico de Piracicaba é submetido a cirurgia

- PUBLICIDADE -

O tigre siberiano Yuri, uma das estrelas do Zoológico Municipal de Piracicaba, passou por um procedimento cirúrgico na última segunda-feira (25). O felino de cerca de 200kg foi submetido a uma cirurgia de vasectomia para que possa conviver no mesmo espaço que a irmã Dara.

Tigre siberiano do Zoológico de Piracicaba é submetido a cirurgia
Foto: Camilla Xavier

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Yuri e Dara desembarcaram em Piracicaba em junho do ano passado, vindos do Zoológico de Itatiba. Segundo Camilla Xavier, veterinária e responsável técnica pelo Zoo de Piracicaba, no mês que vem ambos completarão dois anos de idade.

“Aqui no Zoológico eles vivem no mesmo recinto, porém estão separados porque não é recomendada a reprodução entre indivíduos da mesma família. O Yuri foi vasectomizado para que possa desfrutar do mesmo espaço com a irmã Dara”, explicou Camilla. A cirurgia foi realizada por uma equipe composta por cinco profissionais: os médico veterinários Frederico Zambon e Juliana Bonfante (anestesistas); Rogério Nishimaru e Paulo Vinícius (vídeocirurgia); e Fábio Conforti (ultrassonografia).

“Essa cirurgia por videolaparoscopia é uma coisa meio inédita no Brasil, o pessoal que veio fazer a cirurgia é o único que realiza esse tipo de procedimento no país”, comentou Thiago Vilalta, diretor do Zoológico de Piracicaba. A cirurgia é para evitar problemas genéticos caso houvesse um cruzamento do tigre com a irmã. O interesse maior dos zoológicos brasileiros é na preservação da fauna nativa, que são animais em risco de extinção.

O procedimento cirúrgico, propriamente dito, durou cerca de uma hora e meia.

Habitat e alimentação

Além da Sibéria, o habitat natural dos tigres siberianos inclui territórios da China e da Rússia. O tigre siberiano é o terceiro maior carnívoro terrestre, em tamanho só fica atrás apenas do urso pardo e do urso polar.

No Zoológico de Piracicaba, os tigres irmãos Yuri e Dara comem diariamente 5kg de carne cada um. A dieta super proteica inclui acém, costelinha suína, ossobuco, frango e bolinho de carne com ração. “Yuri e Dara vão fazer dois anos, ainda são jovens ainda e vão crescer mais”, observou a veterinária do Zoo.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir