Como funciona as Eleições nos Estados Unidos?

- PUBLICIDADE -

Trump e Hillary seguem em disputa acirrada para as eleições desta terça. (Reprodução/Facebook)
Trump e Hillary seguem em disputa acirrada para as eleições desta terça. (Reprodução/Facebook)

Nesta terça feira, ocorre as eleições presidenciais nos Estados Unidos. O republicano Donald Trump e a Democrata Hillary Clinton travam uma disputa direta para assumir a cadeira de presidente do país, no dia 20 de janeiro de 2017.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mas, como acontece as eleições nos Estados Unidos? Entenda.

Nos Estados Unidos, o presidente não é eleito pelo voto direto, mas sim pelo colégio eleitoral. De acordo com a Constituição Americana, a escolha do presidente e de seu vice depende de delegados estaduais, estes sim escolhidos pelos eleitores.

Ou seja, no dia da eleição presidencial, cada eleitor votará em seu candidato a presidente. Este voto, ao contrário do que acontece no Brasil, não é computado diretamente, mas sim, escolhe uma comissão de delegados, na qual irão representar o seu estado no colégio eleitoral.

O partido do candidato que ganha a maioria dos votos no estado elege sua comissão e o candidato (ou candidatos) que perder naquele estado não ganha nenhum delegado. Na segunda-feira após a segunda quarta-feira de dezembro os delegados eleitos se reúnem na capital de seu estado para então escolher o presidente. Os delegados, então, poderão escolher qualquer nome, contudo, geralmente votam naquele que os elegeram.

Vale ressaltar que, para se candidatar a presidência dos Estados Unidos, o candidato deverá ter 35 anos de idade ou mais, ser nascido no país e viver lá por pelo menos 14 anos.

Por Tha Meitling

 

 

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir