Hemonúcleo de Piracicaba reforça importância da doação de sangue devido à pandemia

- PUBLICIDADE -

A chegada do coronavírus (Covid-19) ao país fez o Ministério da Saúde emitir uma recomendação: a importância dos brasileiros continuarem doando sangue, mantendo a rede sempre abastecida. Por conta disso, é importante frisar que o Hemonúcleo de Piracicaba já se adaptou à nova realidade do momento.

sangue
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por conta do distanciamento social, o Hemonúcleo de Piracicaba adotou várias medidas de segurança, entre elas, a doação de sangue mediante hora marcada. Isso ajuda a evitar aglomeração de pessoas, além de manter a fila do Hemonúcleo mais controlada. Para fazer o seu agendamento, basta entrar no site << agendamento.hemocentro.unicamp.br >> e selecionar um dia e horário. Em Piracicaba, as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h, na Avenida Independência Nº 953, bairro Alto.

“O atendimento sem hora marcada se mantém; a pessoa que está habituada a nos procurar, pode vir normalmente. Neste momento, queremos reforçar que a prioridade é o agendamento para que tenhamos uma organização melhor do espaço e evitemos aglomeração nesse período. A doação está sendo feita em área aberta e todos os procedimentos são pensados na segurança do doador”, esclarece Kelly Cristina Borges, assistente social da captação de doadores do Hemonúcleo de Piracicaba, que é ligado à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Além do uso do álcool gel em todas as etapas da doação e também da constante limpeza dos espaços utilizados, a parte externa do prédio do Hemonúcleo é utilizada para a abordagem inicial. Neste caso, são feitas orientações aos doadores sobre medidas de segurança durante o fluxo e a orientação de que não devem manipular celulares. Outro procedimento de segurança é a liberação controlada de doadores para o fluxo de doação, sem a presença de acompanhantes, com objetivo de evitar aglomerações. Pessoas com apresentação de sintomas gripais, que viajaram para o exterior ou que tiveram contato com pessoas que viajaram, são dispensados e orientados a retornar posteriormente.

Segundo Kelly, a campanha de doação de sangue ao Hemonúcleo é permanente, já que o estoque necessita de todos os tipos de sangue durante todo o ano.

Quem pode doar sangue?

A orientação do Ministério da Saúde é que a doação seja feita por pessoas entre 16 e 69 anos de idade — menores de 18 anos só pode doar sangue com o consentimento dos responsáveis. Já idosos com idade entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiver feito a doação antes dos 60 em algum momento da vida.

Além disso, é necessário que o doador pese, no mínimo, 50 quilos e que esteja em bom estado de saúde. O doador também deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Coronavírus — São considerados inaptos a doar sangue, por um período de 30 dias, pessoas que apresentarem sintomas respiratórios, febre ou que tenham tido contato com pacientes infectados (Covid-19).

Hemonúcleo de Piracicaba

O Hemonúcleo de Piracicaba está localizado na Avenida Independência Nº 953, no bairro Alto, em Piracicaba (SP). Novamente frisando, os agendamentos de horário podem ser feitos por meio do site << agendamento.hemocentro.unicamp.br >>. O Hemonúcleo de Piracicaba funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (19) 3422-2019.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir