Camolesi sugere que para cada carro vendido, seja plantado uma árvore

- PUBLICIDADE -

Foto: Montanea
Foto: Montanea

O vereador Paulo Camolesi (PV) apresentou uma indicação na semana passada ao prefeito de Piracicaba – SP, Gabriel Ferrato (PSDB), a partir de sugestões recebidas por integrantes do grupo do “Mandato Coletivo”. Nela o parlamentar sugere a implantação do projeto “Um carro, uma árvore – Plante esta ideia”.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo o vereador, o projeto poderá ser desenvolvido pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) com concessionárias e munícipes que adquirem automóveis no município e consiste basicamente em plantar uma árvore para cada veículo que é vendido no municipio, seja ele usado ou 0 km.

Camolesi em sessão da Câmara - Foto: Fabrice Desmonts / Câmara de Vereadores de Piracicaba
Foto: Fabrice Desmonts / Câmara de Vereadores de Piracicaba

Com a implantação da medida, as concessionárias que atuam na venda de carros novos e usados devem informar à Sedema, a cada semestre, as unidades comercializadas, sem a necessidade de especificações. A ação solidária consiste no plantio proporcional ao que foi vendido. A mão de obra ficaria sob responsabilidade da empresa, podendo ser voluntária ou contratada.

O local e a data seriam indicados pela Sedema, também responsável pelas questões técnicas como tamanho e o espaçamento das mudas, de acordo com a espécie a ser plantada. As espécies seriam cedidas pelo Viveiro Municipal, com preferência para as nativas.

Camolesi defende ainda que áreas do perímetro urbano sejam priorizadas no plantio, como forma de amenizar os efeitos nocivos à saúde causados pela alta concentração de automóveis, entre eles o aumento da temperatura e poluição sonora, além da maior concentração de poluentes.

O vereador também acredita no incentivo ao consumidor. Ele sugere que a empresa seria a responsável por oferecer uma muda de árvore nativa, com um informe de tamanho, época de florada e instruções de plantio da espécie, para que o plantio seja feito em local adequado, de sua escolha ou indicado pela concessionária.

Segundo o vereador, a iniciativa é inspirada no projeto Plante Vida, já implantado na cidade, e em outras desenvolvidas em cidades brasileiras. Ele lembra que Piracicaba possui um carro para cada duas pessoas, conforme divulgado na imprensa local. “A ação voluntária será de grande estímulo à nossa população e um gesto simbólico da valorização do meio ambiente e do bem estar da sociedade, em detrimento às externalidades negativas geradas pelo uso individual do automóvel.”

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir