Em reclassificação do Plano São Paulo nesta sexta-feira (22), o governador Doria decretou que comércios, bares e restaurantes de Piracicaba (SP) e região não poderão funcionar nos próximos finais de semana e nem das 20h às 06h em dias úteis. As medidas passam a valer a partir da segunda-feira (25).

A região de Piracicaba (SP) foi mantida na Fase Laranja durante a semana, das 06h às 20h, mas aos finais de semana e no período noturno de dias úteis regride para a Fase Vermelha, onde só podem funcionar os serviços essenciais.
A medida vale pelo menos até 07 de fevereiro e motivo é uma nova alta no número de casos e internações. Veja abaixo como passa a funcionar a cidade com a reclassificação:
Regras para Fase Laranja
- Todos os setores de comércio e serviços são permitidos, com exceção ao atendimento presencial em bares;
- Capacidade de ocupação máxima de 40% em todos os setores;
- Funcionamento máximo de 8 horas por dia;
- Restrição de atendimento presencial até as 20h em todos os estabelecimentos;
- Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.
Regras para a Fase Vermelha noturna e aos finais de semana
- Apenas serviços essenciais como padarias, mercados e farmácias podem operar.
- Bares, restaurantes e comércio não poderão funcionar.
Desde o início do ano, o governo paulista tem feito reclassificações semanais. No final de 2020, a gestão estadual chegou a colocar o Estado na Fase Vermelha durante as festas de final de ano para tentar evitar aglomerações e os riscos de contaminação.
O Plano São Paulo analisa o grande aumento semanal de novas internações, mortes, casos ou taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).