Corpo de Bombeiros de Piracicaba passa dicas de como proceder em acidentes de trânsito

Acidentes de trânsito com vítimas são comuns em Piracicaba; por isso é importante que você saiba como prosseguir nesses casos

- PUBLICIDADE -

Lembrando que a Semana Nacional do Trânsito acontece nacionalmente do dia 18 a 25 de setembro, o Corpo de Bombeiros de Piracicaba (16º GB) realiza aqui no município a Campanha Educativa sobre Prevenção a Acidentes de Trânsito.

O objetivo da campanha, segundo nota do próprio Grupamento de Bombeiros, é evidenciar a cada usuário da via a responsabilidade pela sua segurança e das outras pessoas. “A prevenção é o melhor caminho, onde todos saem ganhando, preservando nosso bem mais precioso: a vida; além de evitar perdas precoces e famílias destruídas.”

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

ACIDENTES DE MOTO OU CARRO COM VÍTIMAS — em caso de a vítima estar desacordada, inicie uma massagem cardiorrespiratória. (1) Ligue 193 ou 192 e chame o socorro imediatamente; (2) caso a vítima esteja sem respiração ou agonizando para respirar, deite-a de costas numa superfície rígida; (3) posicione seus braços estendidos, com os dedos entrelaçados, no centro do tórax da vítima, entre os mamilos; (4) utilize o peso do seu corpo e inicie compressões torácicas de forma rápida e forte; (5) a manobra deve ser efetuada com frequência mínima de 100 compressões por minuto; (6) não interrompa as manobras de RCP até a chegada do socorro.

EM CASOS DE EMERGÊNCIA — (1) mantenha a calma; (2) passe o endereço da emergência: nome da cidade, rua, número e ponto de referência; (3) confie e responda às perguntas do atendente do Corpo de Bombeiros; (4) o telefone 193 é destinado a emergências.

DICAS DOS BOMBEIROS A MOTOCICLISTAS — Sempre pilote sua moto com antena corta-pipa, farol baixo aceso, roupas apropriadas, calçados que protejam os pés e tornozelos, e capacete com viseira fechada (caso não utilize viseira, é necessário uso de óculos). No trânsito: (1) Ande à esquerda do veículo da frente, isso faz com que ele o enxergue pelo retrovisor; (2) NÃO transite no “corredor”, essa prática é perigosa e responsável pelo maior número dos acidentes; (3) preste atenção aos pedestres que atravessam fora da faixa, principalmente próximo a semáforos; (4) não siga ambulâncias ou veículos de emergência, pois além de proibido, isso dificulta a visão e aumenta o risco de acidentes.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir