Em audiência pública sobre o Carnaval, plenário da Câmara de Piracicaba fica cheio

- PUBLICIDADE -

Foto: Fabrice Desmonts
Foto: Fabrice Desmonts

Duas semanas após o término do Carnaval, uma audiência pública promovida pelo vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), na noite da última terça-feira, atraiu 80 pessoas ao plenário da Câmara para fazer um balanço da festa deste ano e discutir, de forma aberta e madura, o que precisa ser melhorado para o evento em 2017.

A reunião serviu para que membros do Executivo prestassem esclarecimentos sobre problemas registrados no Carnaval de 2016, em especial os incidentes no Largo dos Pescadores e na descida da Banda da Sapucaia pela rua Morais Barros. A diversidade de temas abordados ao longo da audiência pública, que durou mais de três horas, refletiu os diferentes segmentos presentes ao debate.

Representantes de escolas de samba e de blocos carnavalescos, além de músicos, produtores culturais e apoiadores históricos da festa em Piracicaba, como o carnavalesco Roberto Crivellari, deram suas contribuições à discussão, assim como os vereadores Laércio Trevisan Jr. (PR), João Manoel dos Santos (PTB) e Pedro Kawai (PSDB). José Aparecido Longatto (PSDB) e a assessoria de Madalena (PSDB) também participaram da audiência.

Pelo Executivo, compareceram à reunião a secretária de Turismo, Rose Massarutto, o chefe de gabinete do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB), Camilo Barioni, o secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, o comandante da Guarda Civil Municipal, capitão Silas Romualdo, e o médico Dorival Macruz, representando a Secretaria de Saúde.

O interesse das pessoas que participaram do debate por meio de perguntas escritas ou pelo microfone posicionado na galeria do plenário resultou num apanhado de propostas que, compiladas pela assessoria de Paiva ao final da reunião, serão encaminhadas por ele ao Executivo para a melhoria do Carnaval em Piracicaba.

O vereador também anunciou a intenção de instituir na Câmara um fórum permanente para discutir ao longo do ano, com autoridades e apoiadores, os preparativos da festa. “A criação de um fórum permanente possibilitará que essa discussão não seja feita só às vésperas do Carnaval. Acho que houve um grande avanço aqui hoje”, disse Paiva.

.

PROPOSTAS PARA A MELHORIA DO CARNAVAL DE PIRACICABA:

>> Criar, no âmbito da Câmara, um fórum permanente de organização do Carnaval.
>>
Extinguir ou refazer o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para voltar a tradição do Carnaval do Largo dos Pescadores.
>> Discutir a possibilidade de fazer a dispersão do desfile da Banda da Sapucaia na Rua do Porto.
>> Propor a construção de um Centro de Convenções e Eventos que, entre outras atividades, abrigue os desfiles das escolas de samba.
>> Avaliar a viabilidade de promover o desfile das escolas de samba na Rua do Porto.
>> Discutir a terceirização da estrutura do desfile de Carnaval.
>> Debater a captação de recursos para o Carnaval por meio de leis de incentivo.
>> Criar um grupo de coordenação dos blocos para que tenha voz na organização dos eventos.
>> Constituir um grupo que ajude a coordenar o Carnaval.
>> Valorizar os 250 anos de Piracicaba no Carnaval de 2017.
>> Avaliar a mudança do local do desfile das escolas de samba.
>> Considerar a construção de sedes para as escolas de samba.
>> Revitalizar o Largo dos Pescadores.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir