A partir do dia 20 de outubro, todos os alunos da rede municipal de educação receberão kits alimentares compostos por hortifrúti, pão e suco. De acordo com a Prefeitura de Piracicaba, os kits serão compostos por um pé de alface, 1,5 kg de repolho, 1,5 kg de banana, um litro de suco de laranja e dez pães. Também serão entregues kits para crianças com necessidades alimentares especiais (respeitando a necessidade de cada criança) e aos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Os kits são provenientes de cooperativas de agricultura familiar, com exceção do pão, que será proveniente das padarias da cidade, que já fornecem para o DAN (Departamento de Alimentação e Nutrição) da Secretaria Municipal de Educação. Os pais ou responsáveis serão informados pela direção da escola sobre a data da retirada do kit e procedimentos que devem ser obedecidos.
As escolas do município foram divididas em 22 grupos. As primeiras entregas serão para 1.969 alunos das sete escolas localizadas no bairro Mário Dedini e adjacências. São elas:
- Professora Ana Maria Fontabelli Avansi
- Professora Antonia Benedita Eugênio
- Professora Flávia Pires Dário
- Professor José Pousa de Toledo
- Professor Luiz de Siqueira
- Professora Bernadete de Fátima Oliveira
- José Francisco Alves
Na Escola José Pousa de Toledo, a entrega será das 08h30 às 14h40. Já nas demais, o kit poderá ser retirado das 09h às 12h. É importante ressaltar que as entregas atenderão de três a sete escolas por dia, visto que tratam-se de produtos perecíveis.
Para a entrega dos kits nas escolas, foram estabelecidos os seguintes procedimentos em razão da pandemia:
- Uso obrigatório de máscaras;
- Higienização das mãos com álcool em gel;
- Disponibilização de panos umedecidos em água sanitária para higienização dos calçados antes do acesso à escola;
- Distanciamento de 1,5 metro no caso de fila para a retirada do kit;
- Priorização no atendimento de idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais;
- Reserva de um sanitário masculino e um sanitário feminino que deverá ser higienizado continuamente durante o período de entrega;
- Disponibilização de caneca para a necessidade de beber água;
- Higienização constante com água sanitária das áreas de maior circulação;
- Crianças não devem ser levadas às escolas para a retirada dos kits.