O Tenente Beraldo, comandante dos pelotões do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, conversou com o PIRANOT nesta quarta-feira (12) a respeito das queimadas em todo o município. Ele pede que a população evite pôr fogo em matos ou entulhos, principalmente levando em consideração que agosto é um mês com baixa umidade do ar e também baixo volume de chuva.
“Devido à fumaça, os malefícios causados à população são os mais diversos”, alerta. “A fumaça causa crises alérgicas em muita gente, os idosos ficam ruins de saúde e muitas crianças também acabam indo aos hospitais. Isso sem falar do incômodo provocado pela fuligem em roupas, casas e etc.”
Somado a isso, o Tenente informou que um simples fogo em mato tem capacidade para gerar um grande desequilíbrio ambiental. “Com as chamas, a fauna e a flora acaba prejudicada e animais como ratos, cobras e saruês acabam vindo à área urbana, podendo, em alguns casos, até mesmo a invadir residências.” Todos esses problemas, segundo o Tenente, podem ser evitados se a população infratora se conscientizasse.
A prática de pôr fogo em mato (queimada) é proibida por lei e pode até acarretar multa de R$ 741,77 reais. O mesmo vale ao descarte irregular de resíduos, que pode render uma boa multa no valor de R$1.053,14 reais ao infrator.
A última grande queimada aqui em Piracicaba ocorreu nesta terça-feira (11), no bairro Vila Fátima, e causou um grande prejuízo à população não apenas do bairro, mas de várias outras localidades do município. A fumaça alcançou várias regiões da cidade e trouxe problemas alérgicos a muitos munícipes. Na ocasião, um indivíduo colocou fogo em mato e as chamas acabaram se descontrolando, se alastrando pela vegetação e chegando inclusive à calçada da via. Por bem, a Semuttran achou melhor interditar o local e várias viaturas do Corpo de Bombeiros acabaram empenhadas para o combate às chamas, que levou dois dias.
“Muitos incêndios aqui em Piracicaba são meros crimes ambientais, o que significa que as pessoas propositalmente colocam fogo em mato — seja para limpar um terreno ou até por maldade. Essas pessoas estão prejudicando todos ao seu redor e também o Corpo de Bombeiros, que se desloca até o local e perde muito tempo em ocorrências deste tipo”, desabafa o Tenente.
Viu pessoas colocando fogo em mato? Denuncie já!
O Tenente fez o alerta e disse que a população tem o dever de denunciar esses infratores. “A população pode nos ajudar. Basta fazer a denúncia ao Policiamento Ambiental ou à Polícia Militar, por meio do telefone 190. Assim, o culpado responderá por isso e a lei será colocada em prática”, finalizou.