Hackers alteram DNS do UOL e tiram do ar o PIRANOT, Folha de SP e portal da Rede TV!

.

- PUBLICIDADE -

Foto: Reprodução

Leitores tiveram problemas ao acessar sites que estão hospedados no UOL, entre eles o PIRANOT, a Folha de São Paulo e o portal da Rede TV!, por exemplo, na madrugada desta sexta-feira (6). Em alguns casos, os acessos foram redirecionados para um site pornô.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O problema não aconteceu no UOL, e nenhum servidor da empresa foi violado. A base dos usuários não foi acessada por ninguém, e a integridade de todos os dados foi preservada, segundo a empresa.

A intervenção ilegal de terceiros ocorreu apenas na conexão entre os aparelhos dos usuários (celulares, desktops etc) e os servidores do UOL.

Houve alteração do DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínios), serviço que relaciona o endereço textual de um site (uol.com.br, por exemplo) com um número de IP (Internet Protocol), código que os computadores identificam e usam para encontrar a página. Assim, os internautas que tentavam acessar o UOL foram redirecionados para páginas fora do UOL. A informação incorreta também foi replicada para outros servidores de DNS espalhados pela Internet.

O UOL não é responsável pelos servidores de DNS afetados, os quais atendem diretamente o usuário final que acessa o site. Tão logo identificou a alteração, o UOL notificou os administradores, e os principais problemas foram corrigidos em cerca de uma hora. A equipe técnica do UOL continua em contato com outros administradores de servidores para corrigir eventuais falhas ainda restantes.

O UOL está aguardando resultados das investigações em curso pelos responsáveis pelos servidores e DNS, de forma a evitar novas ocorrências.

Devido ao problema, o PIRANOT, maior sites de notícias de Piracicaba e região com média mensal de 1.177 milhões de visualizações ficou o dia todo sem atualização. “Foi um grande susto e, ao mesmo tempo, transtorno. Espero que os responsáveis sejam localizados e presos”, disse Júnior Cardoso, diretor do portal piracicabano.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir