“O fato do brasileiro se automedicar é um problema grande”, diz alergologista ao PIRANOT

A alergologista Gisele Cunha concedeu uma entrevista ao Jornal PIRANOT na noite desta quinta-feira (20)

- PUBLICIDADE -

Na noite desta quinta-feira (20), a alergologista do Grupo São Francisco, Gizele Cunha, concedeu uma entrevista ao PIRANOT, onde falou um pouco mais sobre alergias e doenças respiratórias. Na ocasião, a médica também aproveitou para, ao vivo, sanar dúvidas de nossos leitores.

A alergologista Gizele Cunha durante entrevista ao PIRANOT
Foto: Jornal PIRANOT.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“[Com a chegada do inverno] e também com as bruscas mudanças climáticas que temos aqui no país, é normal que doenças respiratórias apareçam, como gripe, resfriado e ativação de doenças alérgicas”, explica. “O problema é que uma simples gripe e resfriado sempre pode abrir portas para uma série de outras doenças mais graves, como por exemplo uma pneumonia.”

A grande questão é que, nesta pandemia de coronavírus (Covid), muitas pessoas estão confundindo os sintomas da Covid com uma simples manifestação de gripe ou resfriado. Como diferenciar uma da outra? “É bem difícil mesmo de diferenciar. Mas a principal diferença é que, na grande maioria das vezes, a Covid sempre acaba tendo uma evolução mais rápida e pior se comparada à gripe ou resfriado. Outra coisa: no caso da Covid, o paciente tem uma coisa que geralmente não tem nos casos de resfriados e gripes, que é a alteração de paladar e olfato”, explica a alergologista.

Na entrevista, a alergologista também aproveitou para levantar outra bandeira: os problemas da automedicação, prática muito frequente de ser presenciada aqui em todo o país. “O brasileiro se medica demais. É muito fácil conseguir medicamentos em farmácias e isso é um problema”, diz. “Uma automedicação pode causar toxicidade, superdose, superdosagem, e, em alguns casos, até insuficiência renal, que é um quadro grave.” Confira, abaixo, a entrevista que a doutora Gizele Cunha concedeu ao Jornal PIRANOT.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Coluna Momento Saúde, com o oferecimento do Grupo São Francisco.

Uma publicação compartilhada por PIRANOT (@piranot) em

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir