O prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, e o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, se reuniram ontem (29) com o secretário estadual de Logística e Transportes, Clodoaldo Pelissioni, em São Paulo, para tratar de extensa pauta relacionada a investimentos do Governo do Estado na área de transportes para Piracicaba. O diretor de Investimentos da Artesp, Teodoro de Almeida Pupo Junior, também acompanhou a reunião.
Esta agenda foi definida em recente visita do secretário a Piracicaba, o qual, na época, assinou a ordem de serviço para duplicação de trecho da Rodovia Geraldo de Barros – SP 304, entre Ártemis e proximidades de Águas de São Pedro, e anunciou a duplicação dos dois primeiros quilômetros da Rodovia Samuel de Castro Neves – SP 147, que liga Piracicaba a Anhembi, bem como o recapeamento e melhorias no acostamento desta estrada.
Nesta oportunidade, o prefeito Gabriel Ferrato apresentou várias reivindicações para Piracicaba, as quais foram bem recebidas pelo secretário Clodoaldo Pelissioni, como:
Agilização da retomada das obras da ponte embargada pelo Ministério do Trabalho:O secretário esteve pessoalmente no Ministério do Trabalho, informando que os escombros devem ser totalmente removidos até o final de novembro e os projetos para retomada das obras devem ser aprovados em seguida, propiciando a conclusão das obras em 2015. Informou também que as obras de pavimentação no trecho do Anel Viário, entre a Rodovia Luiz de Queiroz – SP 304 e a ponte sobre o Rio Piracicaba, já foram retomadas.
Construção de trevo no entroncamento do Anel Viário com a estrada do Monte Alegre: O diretor de investimentos da Artesp informou que os estudos estão sendo finalizados e serão apresentados ao governador Geraldo Alckmin para avaliação do investimento, havendo grande possibilidade da sua aprovação. Esta obra é muito importante para a região, pois eliminará o tráfego de caminhões no bairro Monte Alegre, melhorará o acesso ao Aeroporto e propiciará a diminuição do número de veículos que chegam à Avenida Centenário.
Transferência do trecho do Anel viário do Ceasa para Concessionária Rodovia das Colinas: Atualmente, a ligação entre as Rodovias Concedidas (oito quilômetros entre a Rodovia do Açúcar – SP 308 e a Rodovia Cornélio Pires – SP 147) tem metade do trecho concedido para a Rodovias do Tietê (entre o Ceasa e a Rodovia do Açúcar) e a outra metade está sob responsabilidade da Prefeitura de Piracicaba (entre o Ceasa e a Rodovia Piracicaba – Saltinho). A proposta é que este trecho seja concedido para alguma das concessionárias, para que a Prefeitura deixe de ser responsável pela sua manutenção. Esta reivindicação tem por objetivo melhorar as condições de conforto e segurança no trecho municipal, uma vez que as características da via são de tráfego rodoviário, que é especialidade das concessionárias. Esta solicitação também está sendo estudada pela Artesp, que informou a possibilidade desta transferência.
Avenidas marginais ao longo da Rodovia do Açúcar, no trecho urbano: Esta reivindicação tem por objetivo melhorar as condições de segurança e acessibilidade nas proximidades dos bairros Chapadão, Santa Silvia e Santa Rita. Estas vias marginais já fazem parte do contrato com a Rodovias do Tietê. Entretanto, estão previstas para serem realizadas somente em 2017, de acordo com o cronograma. Porém, nossa solicitação é que se antecipe este cronograma. A Artesp avaliará tecnicamente a possibilidade da execução destas obras em 2015.
Recapeamento da Rodovia Geraldo de Barros – SP 304, entre a Avenida Rio Claro (passarela) e Ártemis (Parque Piracicaba): Trata-se de solicitação da conservação deste trecho já duplicado da rodovia, ou seja, recapeamento e melhoria do acostamento, que tem volume intenso de veículos. O secretário Clodoaldo Pelissioni vai solicitar ao DER que estude a possibilidade de incluir esta melhoria em seu cronograma.
Remodelação do entroncamento da Avenida Laranjal Paulista com a Rodovia Piracicaba – Tietê: Atualmente, há um estrangulamento na saída da Avenida Laranjal Paulista, ocasionado pelo crescimento de unidades habitacionais no bairro Campestre. Solicitamos a execução de dispositivo em desnível para melhorar este cruzamento, pois a rotatória existente não comporta mais o grande volume de veículos que cruzam a rodovia. A Artesp solicitará à Rodovia das Colinas estudo técnico para elaboração de projetos para, posteriormente, avaliar a possibilidade de sua execução.
Prolongamento do Anel Viário, do final do trecho em construção (no entroncamento da Rodovia Piracicaba – Rio Claro) até a Rodovia Geraldo de Barros – SP 304 (Piracicaba – São Pedro), passando pela Rodovia Hermínio Petrin – SP 308: Esta reivindicação é muito importante para nossa região. Piracicaba já conseguiu o primeiro trecho, a ser entregue em 2015, que deverá retirar cerca de 25% do volume de veículos que trafegam pela Avenida Centenário. Esta segunda etapa tem também como objetivo diminuir ainda mais o tráfego de veículos de passagem na área urbana de Piracicaba, beneficiando diretamente os bairros Algodoal, São Vicente, Parque Piracicaba e, principalmente, o distrito de Santa Teresinha. Esta obra também deverá promover a diminuição do volume de tráfego nas avenidas Rio Claro e Limeira, beneficiando substancialmente a região do Zoológico e do Shopping Piracicaba. O secretário Clodoaldo Pelissioni solicitou à Artesp que elabore estudos de viabilidade deste trecho, que tem, aproximadamente, 17 quilômetros de extensão. Neste caso, não se espera uma solução imediata em razão da necessidade de estudos e elaboração de projetos para avaliar os custos da intervenção. O que pretendemos é que essa extensão do Anel Viário entre no rol de prioridades do Governo do Estado.
Texto e fotos: Prefeitura Municipal de Piracicaba