Sedema retira 405 toneladas de resíduos do Ecoponto Cecap/Eldorado, em Piracicaba

A unidade para descarte de rejeitos está sendo desativada pela Prefeitura

- PUBLICIDADE -

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), por meio do Setor de Resíduos Sólidos, realizou a retirada de aproximadamente 405 toneladas de rejeitos do Ecoponto Cecap/Eldorado, em Piracicaba. O serviço foi executado em dois dias, no sábado (05) e na segunda-feira (07). Onze caminhões da Prefeitura fizeram cerca de 90 viagens transportando o material descartado no local com destino ao Ecoparque.

Sedema retira 405 toneladas de resíduos do Ecoponto Cecap/Eldorado, em Piracicaba
Foto: Divulgação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A Prefeitura está desativando o Ecoponto Cecap/Eldorado, pois o local onde ele está instalado não é mais adequado para a existência de um equipamento para o descarte de resíduos. Futuramente, o espaço daquele ecoponto será ocupado pela área de lazer que já existe ao lado.

A Sedema, que é a pasta responsável pela administração dos ecopontos, está orientando a população que se dirige ao local para, a partir de agora, levar os resíduos de construção civil (máximo de 1 metro cúbico/m³ por pessoa) aos demais ecopontos que funcionam no município. No local, a Sedema já instalou uma placa informando a manutenção/desativação paulatina do Ecoponto Cecap/Eldorado.

O secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, destaca que Piracicaba possui um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRGS) que contempla 13 tipos de resíduos, e que os ecopontos foram criados para evitar o descarte irregular de pequenas quantidades de resíduos.

“O ecoponto existe para atender o cidadão que está, por exemplo, fazendo uma pequena reforma na sua residência. Um ecoponto tem que estar próximo da comunidade para cumprir seu objetivo e afastado o suficiente para não causar transtornos. A meta é manter Piracicaba como uma das cidades que melhor destina os resíduos sólidos no Brasil”, afirma o titular da Sedema.

Frota de caminhões

A ação para limpar o Ecoponto Cecap/Eldorado foi feita com o suporte de 11 caminhões: quatro fornecidos pela empresa terceirizada que presta serviços de manutenção de áreas verdes à Sedema; dois caminhões da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema); e outros cinco da empresa terceirizada que presta serviços à Sema.

Histórico

O Ecoponto Cecap/Eldorado foi construído antes do surgimento de condomínios naquela região. Na época tratava-se de um local afastado, praticamente não havia residências nas proximidades.

Optou-se por instalar um Ecoponto ali porque o local já era um ponto de descarte de grandes volumes de resíduos.

Porém, o bairro cresceu e a população já não queria mais o Ecoponto naquele local. Tanto moradores do Cecap (que utilizam a área de lazer vizinha) quanto os moradores do Condomínio Campos do Conde, que são os principais reclamantes.

A Prefeitura está analisando uma nova área para a construção de um novo Ecoponto naquela região, longe de residências e comércios.

Relação de ecopontos da cidade

MONTE REY
Rua Giovanni Ferrazo
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 07h às 19h; sábado das 07h às 16h

BOSQUES DO LENHEIRO
Rua Sapucaia
Horário de funcionamento: segunda a sábado das 07h às 17h

JARDIM ORIENTE
Rua Profª. Maria Isabel Teixeira Mendes X Dr. Raul Machado Filho
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 07h às 18h; sábado das 07h às 17h

ÁRTEMIS
Rua Fioravante Cenedese
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 07h às 18h; sábado das 07h às 16h

MÁRIO DEDINI I
Rua Antônio Franco de Lima

MÁRIO DEDINI II
Rua dos Topázios

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 07h às 18h; sábado das 07h às 17h

SANTO ANTÔNIO
Rua João Laurelli
Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira das 07h às 18h; sábado das 07h às 17h

Sedema retira 405 toneladas de resíduos do Ecoponto Cecap/Eldorado, em Piracicaba
Foto: Divulgação.
Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Leia também

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir