Em um evento na Câmara de Vereadores de Piracicaba na noite desta quarta-feira (18), José Luiz Ribeiro, o ‘Zé do Sindicato’, lançou sua pré-candidatura por São Paulo à Câmara dos Deputados da Republica Federativa do Brasil. Para se eleger, ele tem que ter aproximadamente 100 mil votos.

De acordo com o pré-candidato, em entrevista ao Jornal PIRANOT, do PORJUCA, é importante para Piracicaba ter um representante em Brasília. “Estamos perdendo muitos recursos. Aproximadamente 15 milhões de reais em emendas que deixaram de vir para a cidade e que poderia ajudar muito na saúde, educação e outras áreas”, disse.
O evento, segundo Zé Luiz, mostra que sua pré-candidatura é um desejo da população. “O que está ocorrendo aqui hoje serve para mostrar que não é uma candidatura imposta pelo partido, de cima para baixo, mas que há um desejo de pessoas de várias regiões do estado para que eu seja candidato neste ano”.

Entre os que discursaram em favor da candidatura estava o médico e vereador mais votado de Piracicaba em 2016, Ary Pedroso Júnior. Confira fotos dele e de outras pessoas que estiveram no local no final da página.
Filiado ao Solidariedade, Zé Luiz terá ou não o nome confirmado em uma convenção do partido marcada para domingo (22).
Vida e carreira do pré-candidato
José Luiz Ribeiro nasceu em Anhembi (SP), em 10 de novembro de 1960. É filho de José Ribeiro e Maria de Lourdes Ribeiro, casado e tem quatro filhos. Mora em Piracicaba desde 1973 e residiu boa parte de sua vida no bairro São Dimas.
Foi funcionário da Dedini Indústria de Base e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, onde ficou popularmente conhecido como ‘Zé do Sindicato’.
Ingressou na política em 1982. Foi filiado ao PSDB e ao PDT e está desde 2013 no Solidariedade (SDD).
Disputou as eleições para vereador de Piracicaba em 2004 (eleito), 2008 (eleito) e 2012 (eleito). Tentou o cargo de deputado estadual em 2010, mas não foi eleito.
Na Câmara de Piracicaba integrou as seguintes comissões: Meio Ambiente e Desenvolvimento, da qual foi presidente de 2009 a 2010 e relator de 2011 a 2012, e Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, da qual foi membro de 2009 a 2010 e presidente de 2011 a 2012. Foi também relator da Comissão de Finanças e Orçamento.
Em fevereiro de 2015, a convite do então governador Geraldo Alckminn (PSDB), deixou a Câmara de Vereadores de Piracicaba para ocupar uma vaga de secretário na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo.
Atualmente, Zé Luiz está afastado da secretaria para disputar as eleições de outubro deste ano.
Fotos


















