Santa Casa de Piracicaba: hospital de referência para a cidade e região

- PUBLICIDADE -

Reza a lenda que, no início do século XIX, a cidade de Piracicaba sofria uma série de surtos que condenavam a população, além de ser, também, carente de cuidados médicos. Por conta disso, José Pinto de Almeida fundou, em 25 de dezembro de 1854, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba.

Uma foto da Santa Casa de Piracicaba
Foto: Divulgação

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Baseando-se em um modelo trazido de Portugal, a Santa Casa de Piracicaba se destaca até hoje em toda a cidade e região. Localizada no Centro da cidade, a Instituição reúne os mais diversos serviços em 60 mil m² de área. “Parceira da Prefeitura na manutenção do sistema público de saúde, mantém 319 leitos (mais de 70% deles destinados ao SUS) e serviços de alta complexidade que garantem, inclusive, a realização de cirurgias cardíacas; transplantes renais e de córneas. Seu Centro Cirúrgico é amplo e em suas salas, devidamente equipadas, são realizadas em média 35 cirurgias todos os dias”, informou a própria Instituição.

História da Santa Casa

Inaugurado em 1935, o prédio principal da Santa Casa de Piracicaba é dividido atualmente em cinco pavilhões de diferentes tamanhos, conectados por um corredor central. No bloco central, situa-se a entrada principal, coberta por uma peça curva art-nouveau metálica e envidraçada, arrematada por um frontão onde lê-se a epígrafe em latim ‘Scientia et Caritas’ e, mais abaixo, ‘Hospital da Santa Casa de Misericórdia’.

Internamente, o saguão de entrada exibe dois vitrais simétricos com representação católica, além de ornamentação de gosto clássico, como as colunas da ordem coríntia na entrada, as mísulas do forro e o mobiliário entalhado.

Além de setores administrativos, da Unidade de Pronto Atendimento e do Departamento de Ortopedia, o prédio da Santa Casa de Piracicaba abriga ainda a Central de Esterilização de Materiais, o Centro Cirúrgico, a Maternidade, o Setor de Nutrição, a Cozinha e o Refeitório do Hospital. Nele funcionam ainda a Pediatria Menino Jesus e as Unidades A, B e E, destinadas às internações clínicas e cirúrgicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Juntas, essas Unidades abrigam os 200 leitos que a Instituição mantém pelo SUS.

Mais recentemente, a Instituição incorporou a este complexo o prédio que hoje abriga a Unidade de Hemodiálise e a Unidade Coronariana para o atendimento de urgências e emergências. A Irmandade mantém ainda o Serviço de Emergências do Coração (Emcor), o Instituto de Urologia Clínica (IUP) e a Unidade de Oncologia (CECAN), que funcionam em prédios próprios, localizados na área externa do Hospital.

O Jardim

Além da beleza de seu prédio, outro fator que chama atenção na Santa Casa é o seu jardim projetado pelo engenheiro agrônomo Philippe Westin Cabral de Vasconcellos. De um total aproximado de 60 mil m² de área, a Santa Casa mantém, atualmente, 23.350,47 m² de área construída e 35.675,75 m² de área não construída — considerada área verde, onde são cultivadas mais de 470 espécies de árvores. Para preservar o meio-ambiente, a Santa Casa de Piracicaba firmou uma parceria com o Departamento de Ciências Florestais da ESALQ para catalogação das 300 principais árvores existentes na área externa da Instituição.

Museu da Santa Casa

Implantado em 2004, por iniciativa do então diretor Mário José Ronsini, o Museu da Santa Casa está instalado em uma área anexa ao Salão de Convenções do Hospital e abriga mais de 150 peças, entre instrumentais antigos, louças, móveis e uma coletânea de pelo menos 80 livros antigos da área médica — alguns datados de 1826.

Entre as peças mais antigas e significativas, estão: a ata de 1854 da fundação da Santa Casa por José Pinto de Almeida, e a planta original do prédio que abriga a Instituição, feita em 1923.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir