ADVERTISEMENT

TV Record

Fundada por Paulo Machado de Carvalho, em setembro de 1953, na cidade de São Paulo. Inicialmente, TV Record transmitia shows, esportes, jornalismo, comédias e peças teatrais.

Uma foto do logo da Record
Foto: Produção

A Record rapidamente tornou-se popular se especializando na produção de programas musicais, chegando a ser líder de audiência na década de 1960 com os históricos festivais de música e a Jovem Guarda.

Em meados dos anos 1970, metade do canal foi vendido ao empresário e apresentador Silvio Santos, enquanto a emissora regredia financeiramente e chegando a um estado de pré-falência no final da década de 1980.

A formação da rede nacional começou no início da década de 1990, após a emissora ser adquirida por Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

A emissora também produz novelas, sendo referência em produções bíblicas. Seus telejornais acabam por algumas vezes sendo altamente criticados e centro de algumas polêmicas por apostarem demais no sensacionalismo e, em determinadas ocasiões, deixarem de cobrir fatos importantes por influências políticas.

Audiência

Atualmente, a emissora compete a posição de segunda maior emissora do Brasil com o SBT, assim como a audiência. O canal de Silvio Santos e o de Edir Macedo brigam lado a lado pela segunda posição.

Grupo Record

A emissora também é pertencente ao Grupo Record, um conglomerado de mídia a qual também pertencem a Record News (emissora de televisão especializada em notícias), a Rádio Record (emissora de rádio), o Correio do Povo (jornal impresso), Record Produções e Gravações (gravadora), R7 (portal de notícias na internet) entre outros veículos de comunicação.

Seus estúdios localizam-se no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo e atendem pelo nome de Teatro Dermeval Gonçalves. A emissora possui ainda um complexo sediado no bairro de Vargem Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, conhecido como RecNov.

Com informações do Wikipédia e Grupo Record