Surreal?: Jornalismo da Globo se mostra imparcial e mostra protestos contra ela mesmo





Como em toda empresa, os veículos de comunicação tem seus interesses comerciais e políticos só que isso fica escondido.
Já nos veículos de comunicação, embora errado, isso acontece de maneira clara e podemos notar após uma breve analise os interesses de cada um. Nos jornais impressos, revistas e sites, podemos tomar conhecimento sobre isso lendo a linha editorial deles mas em TV e rádio os mesmos não podem ter opinião, ou seja, tem que ser imparciais caso contrário perdem a concessão do canal.





Mas acreditar em imparcialidade é o mesmo que acreditar em Papai Noel como mostra as próprias teorias da comunicação e do jornalismo que tentam entender e explicar como funciona o processo de produção da mídia como um todo.
Atualmente, por exemplo, notamos que a Record apoia o governo do estado de São Paulo que é do PSDB e critica o PT. O motivo é que a Globo conseguiu os direitos de transmissão da Copa do Mundo do ano que vem.
Já a Band também apoia o PSDB assim como a Globo que por causa da Copa inclui o PT na lista dos beneficiados.

Por outro lado, no jornalismo atual feito pela Globo, podemos notar a preocupação da emissora e da força de vontade da mesma em levar ao seu telespectador a notícia mesmo que seja uma contra ela.
Se no passado a emissora, para se manter no ar teve que apoiar a ditadura para não falir, assim como grandes outras redes como a Exelcior e se aproveitou disso, hoje, a Globo corre contra o tempo e mostra que faz um jornalismo mais limpo e transparente.

Em mais uma noite de protestos em todo o Brasil na última Quinta-feira (11), os manifestantes de São Paulo se reuniram em frente á sede da emissora, gritaram palavras de ordem contra ela, usaram esterco para impedir o acesso á portaria da emissora e pediram a democratização da mídia e a revisão das concessões de TV que atualmente só é liberada com a autorização e assinatura de diversos políticos.
E quem pensa que a Globo escondeu isso, se enganou. Pela segunda vez esse ano, a emissora cobriu o protesto e levou ao ar isso em seus telejornais.

Será que a Globo mudou mesmo? Comente a baixo.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile