A maioria somente ouve falar, ou os mais “interessados em moda” assistem aos desfiles inigualáveis de Haute Couture de Paris,ou também os coneituais de Nova Iorque, Milão, Londres e outros, e isto já é o suficiente para nos fazer enlouquecer e criar uma obsessão pelas grifes que passam o seu conceito nas passarelas. E aquelas coleções chiques e luxuosas de vestidos de luxo, sapatos maravilhosos e jóias perfeitas que as celebridades usam e nos fazem perder a cabeça então?!
Nacionais ou Internacionais, elas ganham cada vez mais valor, limitando a sua compra e dando exclusividade à seus clientes. Mas o que muitas pessoas detestam, ou não entendem, é o porquê de tantas marcas terem o valor tão alto, e principalmente por algumas peças serem totalmente básicas.
Na verdade, inúmeros fatores levam os produtos a serem caros. Começando pela qualidade e exclusividade, pois algo que têm um apreço tão grande, não pode ser encontrado em qualquer lugar, e muito menos desfazer em 2 meses, não é? Mas para chegar neste produto final, passa-se por profissionais de diversas áreas dentro da moda, e os detalhes são minuciosos, pois a responsabilidade da cada marca de agradar o público consumidor de tanta elitização é enorme, para não perdê-los e muito menos “copiar” a concorrência. Oque elas devem fazer é: PARECIDO mas DIFERENTE! Complexo, né?!
O nome de pessoas que eles tem dentro das empresas, como estilistas, costureiros, modelistas, designers, pesquisadores e publicitários, que definem o DNA da marca, irão influenciar todo o processo, pois nomes “de peso” de pessoas que estão no ramo há anos e têm conhecimento específico sobre o assunto, é de suma importância para a execução das coleções. Pesquisando o que há de melhor, trazer novidades exóticas de tecidos, texturas e estampas…e tudo para agradar mulheres diversificadas!
As pesquisas de campo e de tendências também são essenciais para a criação. O famoso Cool Hunting irá direcionar quem vai desenvolver a coleção e divulgação da campanha, sabendo quais lugares se inspirarem, fotografarem e quais peças serão evidenciadas..Definir os “Must” da estação! A forma mais conhecida de se fazer é a base de viagens, normalmente não tão curtas, ou contratando pessoas que já habitam no local escolhido, assim para saber mais sobre o público, ambientes, e clima. E tudo isso gira dinheiro, pois são gastos extras.
Outro investimento que a maioria das grifes fazem é em modelos ou personalidades do momento.Por exemplo: Contratar a Gisele Bündchen para estrelar a campanha de produtos para cabelos não foi “atoa”.Por ela ser um ícone mundial de beleza, e ter um cabelo super desejado, faz as vendas aumentarem, pois instiga a compra de quem quer seguir o que ela faz e usar “oque ela usa”.
A Alta Moda, ou em alguns países, Alta Costura, é mais conceitual, segue a linha de algo extraordinário, então, muitas vezes produz uma peça única que pode ser usada realmente por poucos, como vestidos extravagantes de formatos até mesmo bizarros, algumas vezes. Assim, artistas como Lady Gaga, Rihanna e outros, mostram a peça, fazendo seus fãs e seguidores de moda ganharem mais conhecimento sobre o resto da coleção.
Mas… Por quê comprar?
Bom, alguns podem falar que é “frescura” ou futilidade, mas na verdade quem consome este tipo de produto está acostumado à outro estilo de vida, até mesmo porquê existem diferentes tipos e níveis de grifes de luxo, para cada tipo de mulher. Também têm ocasiões que fazer parte desta elite é um sonho, traz uma felicidade imensa para a pessoa, além de muitos de nós desejarmos participar disto, lá no fundo. Aliás, os materiais usados para estas grifes não podem ser comparados com qualquer marca, pois são de extrema qualidade e conforto. Mas bom, no final, vamos ser sinceros… a grande maioria sabe que o luxo não está somente no vestuário, e todos nós, quando podemos, nos damos ao luxo de algumas coisas, como viagens, presentes um pouco mais caros, carros confortáveis e afins…Então, não podemos julgar ninguém, sendo que estamos no mesmo time, só que em níveis sociais diferentes.
CBBlogers by Renan Furlan
fonte: Estilo Único