A importância da Administração de Empresas na Vida Pessoal
(David Lorenzon Ferreira)
Em nossa vida cotidiana, podemos aplicar alguns dos principais aspectos da Administração de Empresas (Planejamento Organizacional e Financeiro, Estratégia, Investimentos, Liderança e Marketing), já que tais ferramentas de gestão – famosas entre as organizações, são grandes aliadas para que enxerguemos nossa vida com outros olhos, de forma sistêmica e constante.
Quando falamos de planejamento é inevitável destacar que este é um fator de fundamental importância para o sucesso de qualquer empresa, independente de seu tamanho, a execução das funções de cada colaborador, seja esta na produção ou na comercialização de um produto ou serviço; da mesma forma que na contratação de um novo funcionário, tais ações tiveram que ser minimamente bem planejadas – assim como em nossa vida pessoal. Por exemplo: a escolha da faculdade que escolhemos cursar, o emprego que desejamos obter, o (a) namorado (a) que queremos conquistar, os objetivos pessoais que pretendemos atingir, etc. Todas as etapas do planejamento precisam ser esmiuçadas com cuidado, levando em conta nossas necessidades e anseios, através de estratégias claras para atingirmos o nosso objetivo.
Ao finalizarmos o planejamento da gestão que executaremos na empresa ou em nossas vidas, é preciso decidir qual estratégia será executada para atingir os seus objetivos. Partimos para a identificação dos pontos que serão favoráveis ao atingirmos nossas metas e o que poderá nos atrapalhar. Nesta etapa devemos partir para o ataque e aplicar tudo o que já planejamos anteriormente, monitorando os resultados, nos auto-avaliando e exercendo a prática do feedback para não nos perdermos no caminho.
Assim como Margaret Thatcher (1925-2013), a mais antiga primeira-ministra do Reino Unido no século XX, devemos controlar nosso orçamento com mãos de ferro, seja na empresa ou em nosso lar. Gerenciar bem as finanças é recomendável e salutar, para que possamos manter o controle absoluto sobre a nossa renda mensal fixa e também quando esta existir sobre a renda extra, vigiando as despesas seja fixa ou variável. O sucesso pessoal está diretamente conectado ao sucesso financeiro, por isso, as finanças devem ser controladas e vigiadas constantemente.
Em Marcos 13.33 Jesus diz: “Olhai, vigiai, e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo”. Esse é um mandamento do Senhor, um alerta a respeito de nossa posição espiritual, o que influencia qualquer pessoa, direta ou indiretamente em nossa vida pessoal e profissional. Se entendermos bem isso e fizermos a sinapse correta, compreenderemos que se vigiamos, mas não oramos, estamos perdendo forças para a batalha diária, mas se não vigiamos, perdemos a batalha orando. Realmente devemos orar e vigiar constantemente se quisermos obter vitória, ou seja, sucesso – ao gerenciarmos com sabedoria e controle o nosso orçamento.
Para atingir o sucesso, temos que ser empreendedores tanto na empresa quanto em casa e para que isso aconteça é necessário que haja um grande investimento, seja ele financeiro ou apenas de coragem e ousadia. O investimento deve ocorrer da seguinte maneira: invista em você para alavancar sua carreira e sua vida pessoal. Compre imóveis para alugar, faça investimento financeiro de baixo risco, especialize-se em sua área profissional, trace novas metas, reveja o seu orçamento constantemente e decida qual é a melhor hora para investir na empresa e em sua vida pessoal.
Quando ocupamos a posição de gestor em uma empresa, temos que ter consciência de que esse posto não é vitalício (a não ser em empresas familiares) e que a dança das cadeiras não é apenas uma brincadeira do jardim da infância. Torna-se primordial saber como liderar as pessoas ao nosso redor. Em nosso lar temos que ficar atentos ao direcionar nossas tarefas de casa ou mesmo no colégio/faculdade/igreja/clube, entre amigos etc., por mais simples que elas possam ser; a liderança aplicada nas organizações é largamente utilizada por todos nós, todos os dias e a qualquer momento. O sucesso depende restritamente de como lideramos nossos subordinados e de como utilizamos o poder de convencimento e influência para conduzir idéias, grupos e atividades diversas.
O exercício da liderança nos faz assumir riscos diariamente, logo temos que propor soluções eficientes para cada situação, dentro de seu metier, lidando com pessoas diferentes cujos resultados do processo nunca serão os mesmo, podem sim coincidir ao final da prática, mas é impossível prever com exatidão a solução que será obtida.
Um dos aspectos mais importantes para o sucesso pessoal e profissional é saber “vender o seu peixe”, ou seja, divulgue o seu potencial para outras pessoas – isso é o Marketing Pessoal. Dentro do metier profissional, é muito importante que você mostre o seu trabalho e as suas realizações para os demais profissionais que trabalham com você, como o seu chefe, os colegas de trabalho, para os recrutadores e também para os possíveis futuros empregadores, etc.
A estrada dos tijolos amarelos pode ser encontrada por todos nós, cada qual de acordo com sua ambição profissional e pessoal, assim como fez Dorothy Gale e seu cachorro Totó – personagens de O Mágico de Oz. Ela trilhou sua jornada focando na volta para casa, após ser levada por um ciclone da fazenda de seus tios no Kansas (estado americano). O caminho para o sucesso é distinto a qualquer um de nós, porém se mantermos o foco no que realmente queremos, ao final da história, conseguiremos o que fomos buscar.
Portanto, sonhe com algum lugar além do arco-íris e realize os seus sonhos como fazem as grandes empresas de sucesso: planeje, trace uma estratégia bem definida e utilize o marketing pessoal a seu favor. Tenha garra para buscar o que você mais almeja na sua Cidade das Esmeraldas, como fizeram junto com Dorothy as três personagens que a acompanharam em sua jornada: o Espantalho almejava um cérebro, o Homem de Lata um coração e o Leão – coragem. Ao nos promovermos da forma correta, venderemos o nosso serviço, venderemos o nosso produto, obteremos sucesso, reconhecimento e lucro.