Desde 2008, a emissora de Edir Macedo vem perdendo audiência para suas concorrentes. Para se ter uma ideia, nos últimos seis anos, a Record obteve uma perda de público equivalente à 2,1 pontos, audiência registrada pela Band, quarta maior rede, neste ano.
Até o último domingo (4), o ibope da emissora caiu de 7,9 pontos para 5,8, cerca de 27%. No mesmo período de seis anos, a Globo foi de 16,8 para 13,1. O SBT, principal rival da Record, caiu de 6,2 pontos, para 5,0. A Band obteve uma queda de apenas dois décimos, de 2,4 para 2,2.
O grande problema da Record é a dramaturgia. “Pecado Mortal”, novela do ex-global Carlos Lombardi, amarga a pior média de uma trama desde 2005. Os reality shows da casa não conseguem manter o fôlego que obtinham em suas primeiras edições.
Com o slogan “A Caminho da Liderança”, a Record sequer assustou a Globo na média anual dos últimos dez anos. A melhor média registrada pelo canal foi de 7,9 no ano de 2008, mas não representou nem a metade de audiência da rival, que era de 16,8 naquele ano.