Sedema entrega quatro novos Ecopontos na cidade





A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) entrega amanhã (27), às 09 horas, quatro novos Ecopontos na cidade: dois no bairro Mario Dedini, um no Boa Esperança e outro em Ártemis.

Com a entrega dos novos espaços, a cidade contará com 9 Ecopontos localizados em pontos estratégicos para que a população possa realizar o descarte, até 1 m³, de resíduos sólidos, de utensílios, móveis e recicláveis em geral, bem como material de jardim, além de lâmpadas e baterias.

O bairro Mário Dedini receberá dois espaços. O primeiro, localizado na rua Antonio Franco de Lima, conta com área de aproximadamente 1.800 m²; o segundo está na rua dos Topázios com rua das Ametistas e possui área de 1.270 m². Na rua Francisco de Assis Pansiera, no bairro Boa Esperança, está instalado o terceiro ecoponto novo que conta com área total de 625 m². E o quarto espaço está em Ártemis, na rua Fioravante Cenedese, e também possui área total de 625 m². Todos os ecopontos possuem iluminação, fechamento com alambrado e baia coberta.





De acordo com o engenheiro da Sedema, Márcio Antonio Maruko, o Mário Dedini exigiu atenção especial por ser um bairro grande, que incorpora o loteamento Jardim Gilda e o Bosques do Lenheiro. “É uma região popular sensível, cujas residências passam por melhorias constantes, o que gera um nível de inservíveis e entulhos elevados, exigindo estratégia adequada do poder público para colaborar com essa transformação”.

Os ecopontos são espaços de uso gratuito que organizam o descarte doméstico de entulhos e inservíveis sem que o cidadão precise contratar o serviço de caçambeiros, já que se tratam de baixos volumes, o que gera economia para a população. A implantação de ecopontos tem como objetivo ajudar a preservar as áreas verdes, Áreas de Preservação Permanete (APPs) e as margens de rios e ribeirão do descarte clandestino. É importante ressaltar que volumes acima de 1 m³ é necessário contratar uma caçamba.

De acordo com o secretário da Sedema, Rogério Vidal, “com os ecopontos, tendo apenas um mínimo de disciplina, é possível uma melhora imensa da qualidade ambiental e da qualidade de vida na cidade, com menos descarte irregular, gerador de degradação e impactos ambientais de longo alcance”.

Vale lembrar que a cidade já conta com cinco espaços em funcionamento sendo dois no Bosques do Lenheiro, um no Monte Rey, um no Jardim Oriente e um no Cecap. Os locais de instalação foram escolhidos com base em estudos das regiões que mais geram resíduos sólidos e que precisam do apoio do poder público para facilitar o descarte de maneira ecologicamente sustentável. Quem quiser realizar denúncia sobre descartes em áreas irregulares, basta entrar em contato com 156.

Ecopontos em números

A dinâmica dos ecopontos pode ser percebida em números: em 2013 eles receberam 73 mil quilos de sofás e cerca de 15 mil toneladas de rejeitos e entulhos. Para facilitar o trabalho de descarte, praticamente todos eles ficam com o portão aberto, inclusive nos finais de semana. Menos o do Monte Rey, por solicitação da comunidade local. Veja quais são os Ecopontos existentes na cidade:

  1. Monte Rey

Rua Giovanni Ferrazzo

  1. Bosques do Lenheiro I

Rua Sapucaia

  1. Bosques do Lenheiro II

Rua dos Pinheiros

  1. Cecap/Eldorado

Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)

  1. Jardim Oriente

Av. Luis Pereira Leite (próximo à Escola Municipal)

  1. Mario Dedini I

Rua Antonio Franco de Lima

  1. Mario Dedini II

Rua dos Topázios com rua das Ametistas

  1. Boa Esperança

Rua Francisco de Assis Pansiera

  1. Ártemis

Rua Fioravante Cenedese





Sair da versão mobile