Internos da Fundação CASA concluem o programa “Time do Emprego”





Quatorze jovens internos da Fundação CASA de Piracicaba concluiram o Programa Time do Emprego, inciativa da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre). A aula de encerramento foi ministrada na tarde desta quarta-feira (06) e contou com as presenças do secretário da Semtre, Sérgio Fortuoso e o diretor da unidade, Flagas Rodrigues e parceiros como o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).





Ao avaliar o programa, o diretor da unidade ressalta que veio em excelente hora, pois muitos dos jovens atendidos aqui não tem noção de como se devem portar em uma entrevista, como fazer o currículo e utilizar a vestimenta apropriada. “Sempre conversamos com eles sobre estes cuidados, mas não tínhamos a parte técnica, que agora foi preenchida pelas monitoras da Semtre, que através de uma linguagem simples, conseguem sensibilizar os alunos”.

Se depender do diretor da Fundação, a parceria com o “Time do Emprego” com a Semtre continuará. Ressalta que muitas dúvidas dos alunos foram esclarecidas, principalmente em relação de como se comportar em uma entrevista. “Este programa atende aos princípios instituição, que busca a socialização e reeducação dos internos, mostrando que existe outras alternativas no nosso convívio social”.

O secretário Sergio Fortuoso reconhece a importância dessa parceria com a Fundação. Diz que esta é a primeiraturma que se forma e com certeza o programa será ampliado, atingindo mais jovens para que tenham a oportunidade de conhecer suas habilidades e técnicas e e estejam preparados assim que retornarem ao seu convívio social.

Segundo o secretário, o objetivo do programa é orientar os participantes no reconhecimento das suas habilidades, interesses e valores, na elaboração de currículo, preparação para entrevistas, apresentação do mercado de trabalho e técnicas de procura de emprego, aumentando assim suas chances de colocação e/ou recolocação, em como sua permanência no mercado de trabalho.

Além disso, destaca o secretário, o programa também trabalha com a motivação, é incentivador de convivência e da troca de experiência entre os participantes, tanto que em 2013 66% das pessoas que participaram foram inseridas no mercado de trabalho.

Ao final da aula o secretário entregou ao diretor da Fundação, o kit de jardinagem que contém utensílios como conjunto de carrinho de mão ancinho com cabo de madeira, cavadeira, picareta chibanca, enxada canavieira, enxadão largo, facão em aço, pá quadrada, serrote de poda, tesoura de poda, arrancador de inço, pazinha larga, escardilho, par de luvas e óculos de proteção.

As inscrições são permanentes e podem ser realizadas pelo site http://www.semtre.piracicaba.sp.gov.br/ ou na própria Semtre, que fica à rua Voluntários de Piracicaba, 728, Centro. Mais informações (19) 3437-2222outras turmas estão previstas para iniciar no mês de março.

O Programa Time do Emprego é desenvolvido pela Semtre em parceria com Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT/SP. Em 2013 foram realizadas seis turmas das quais 64% dos participantes já se encontram recolocados no mercado. Em 2014 com três turmas ainda em andamento, 50% já foram recolocados no mercado de trabalho dados que indicam o bom funcionamento do programa no município.

A Fundação CASA presta assistência a jovens de 12 a 21 anos incompletos em todo o Estado de São Paulo. Eles estão inseridos nas medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semiliberdade. As medidas — determinadas pelo Poder Judiciário — são aplicadas de acordo com o ato infracional e a idade dos adolescentes.

A fim de aprimorar a qualidade do atendimento, o Governo do Estado de São Paulo apostou num programa de descentralização do atendimento. Em síntese, o objetivo é fazer com que os adolescentes sejam atendidos próximos de sua família e dentro de sua comunidade, o que facilita a reinserção social.

 





Sair da versão mobile