A revelação dos vencedores da 12ª edição do Salãozinho de Humor acontecerá no dia 21 de setembro, às 15h, em cerimônia no Teatro Erotídes de Campos. O primeiro colocado de cada categoria – cartum, charge, caricatura e tiras – ganhará um iPad. Os segundos e terceiros lugares levam um kit de desenho profissional. Este ano, foram enviados 2.600 desenhos por estudantes de 7 a 14 anos, dos quais 207 estão expostos.
O Salãozinho, que pode ser visto no Armazém 14ª do Engenho Central, é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Diretoria de Ensino/Região de Piracicaba. O patrocínio é da Águas do Mirante, Unimed, Uniodonto, CCR Autoban, Natura, Arcor, Raízen e Arcelor Mittal.
“O Salãozinho de Humor, pode ser considerado a ‘menina dos nossos olhos’. Desde a abertura de sua 12ª edição, estamos registrando um grande número de visitantes, o que comprova a qualidade dos trabalhos expostos, possibilitados pelo trabalho em conjunto entre a Semac, por meio do CEDHU, Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino, que levam o desenho de humor para dentro das salas de aula. São trabalhos de grande valor, que têm conquistado o público em cheio”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.
O júri de seleção e premiação teve muito trabalho para selecionar, entre as 2.600 obras, os 207 desenhos para a exposição e ainda escolher, entre estes, quem deveria ficar com os prêmios. O júri foi formado por Célia Ribeiro de Aguiar (representante da Arcor), Marta Valeria Zemella Calha (representante da CCR-Autoban) e pelo arte-educador e consultor visual Danilo D’Angeli. Copa do Mundo, personagens da política brasileira, da TV e da música serviram de inspiração para os jovens artistas.
Para D´Angeli, as etapas de premiação dos trabalhos sempre são complexas, há crianças e jovens que enviam trabalhos que conciliam muito bem aprimoramento técnico e temas sintonizados e procedentes com a atualidade. “Este ano, especificamente, com uma premiação diferenciada, tivemos um nível de concorrência mais intenso, com vários bons candidatos aos prêmios nas duas categorias, o que nos forçou a, além dos prêmios, atribuirmos várias menções honrosas em respeito à dedicação dessas crianças”, disse.