Espetáculos aclamados pela crítica especializada integram o Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) até o domingo, 23. Seis apresentações estão programadas do último fim de semana da nona edição, que recebeu grupos de São Paulo, Rio de Janeiro e Maranhão. Iniciada no dia 15, a programação soma 40 atrações, entre oficinas, bate-papos e a 21ª Mostra de Teatro Estudantil. A entrada é gratuita para todas as atrações.

O Engenho Central concentra as apresentações da sexta-feira, 21. Às 19h, no Teatro Erotídes de Campos, a companhia paulistana Ato Reverso traz Maria Inês ou que Você Mata pra Sobreviver?, que segue a trajetória da personagem que assassinou o marido, o cunhado e o sobrinho para se salvar. Às 21h, em frente ao Armazém 7A, tem A Nau dos Desterrados, da Cia. de 2, de São José dos Campos, com três piratas recordando suas histórias e desventuras, regado a muito rum.
Às 11h de sábado, 22, na praça José Bonifácio, a Cia. Lona de Retalhos, de Santo André, encena Otelo e a Loira de Veneza ou o Pancadão da Traição, espetáculo inspirado na obra de Shakespeare que trata da construção de um novo herói nacional. Os atores da companhia também ministram a oficina As Máscaras do Bufão, da Commedia dell’arte e do Palhaço, com inscrições abertas pelo e-mail fentepira2014@gmail.com. As aulas acontecem no Teatro do Engenho, das 15h às 18h.
Temas com as escolhas humanas, o envelhecimento e a passagem do tempo são lançados no espetáculo Epitáfio, atração das 20h de sábado, 22, no Teatro do Engenho. A Cia. EmVersão, de São Paulo, acompanha a trajetória de cinco personagens, num intervalo de 20 anos, que encaram a morte de diferentes maneiras.
No domingo, 23, último dia do Festival, os espetáculos prometem atrair a atenção do público de diferentes idades. A tradicional história dos Três Porquinhos ganha uma nova versão pela Cia. Le Plat du Jour, de São Paulo. O espetáculo ocupa a agenda das 16h no Teatro do Engenho, por meio do projeto Diversão em Cena, da ArcelorMittal.
Para encerrar as atividades, às 17h30, o público é convidado a explorar a área externa do Engenho Central, em frente ao Armazém 7A, com o Circo Teatro Rosa dos Ventos, de Presidente Prudente. Puladores de arco de faca, vendedores de pomadas milagrosas, telepatas adivinhadores e repentistas prometem divertir com Saltimbembe Mambembancos, peça com canções acompanhadas por guitarra, teclado e bateria.

DEBATES – Como forma de estimular a troca de ideias entre público e companhias selecionadas, o Fentepira promove debates após as peças da mostra oficial. Os convidados desta edição são o doutor em história social Alexandre Mate e a dramaturgista Fátima Saadi.
O Fentepira teve início em 15 de novembro, com 11 espetáculos na mostra oficial, selecionados entre os 346 inscritos de 17 estados e 89 cidades pelo ator e diretor Roberto Rosa, curador da nona edição. Pela primeira vez foram realizadas as apresentações da 21ª Mostra de Teatro Estudantil, nos dias 13, 14 e 17.
Ambos os eventos são realizados pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e contam com o apoio do Sesi Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação, Colégio Piracicabano, Ponto de Cultura Garapa, Rádio Educativa FM e Centro de Comunicação Social.







