O nível do Rio Piracicaba tem caído e chegado aos menores números dos últimos meses. Nesse sábado (11), o manancial que deu nome a cidade, registrava 1,45 metros de altura segundo dados do DAEE (Departamento de Águas e Energia). A altura normal seria em torno de 2 metros.
O PiraNOT esteve nessa sexta na rua do porto e no mirante e acompanhou por alguns minutos a movimentação de turistas e até de alguns caiaques no local. Embora a pouca água, próximo a ponte pênsil, flagramos quatro esportistas treinando no local. Com o volume mais baixo, as corredeiras estavam sem forças o que permitiu um treino sem tantas ’emoções’. Tanto é que conseguimos com facilidade fotografar três deles muito próximos.
O nível baixo foi alcançado em menos de dois meses após o registro da maior vazão desde 2012, no último dia 18 de Fevereiro. Na época, o manancial alcançou 4,40 metros de altura e entrou em estado de emergência conforme noticiou o portal de notícias. O que influenciou para o alcance histórico foram as chuvas fortes que caíram em Americana e Santa Bárbara d’Oeste – SP. Sem elas, o rio perdeu quase três metros de altura nos últimos dias.
.
Há quase um ano atrás o PiraNOT ouviu de comerciantes da rua do porto reclamações quanto aos prejuízos que a pouca vazão do manancial trazem para seus quiosques. Eles estimavam prejuízo de 80%. Sem tempo de se recuperar da seca de 2014, a de 2015, que nos primeiros dias do ano colocou em questão a sua existência, voltou a aparecer e com força.
Para piorar ainda mais a situação, não há previsão de chuvas nas cidades anteriores à Piracicaba e por isso o nível do manancial deve cair ainda mais e entrar em estado crítico.
Confira algumas fotos registradas pelo jornalista Júnior Cardoso do amado rio ontem.