Foram aprovadas, na 26ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (11), mudanças no Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba – SP. As alterações, propostas pelo Executivo no projeto de lei complementar 4/2015, haviam sido discutidas em audiência pública realizada na Câmara no último dia 15. Uma delas permite a criação de uma nova área industrial tendo em vista a expansão de uma empresa de laboratórios que pretende construir um barracão de 10 mil metros quadrados e gerar 700 novos empregos qualificados.
O texto aprovado pelos vereadores em segunda discussão institui a Zeue (Zona Especial de Urbanização Específica) 2 Norte, modifica o perímetro da Zona Especial Aeroportuária e divide o município nas macrorregiões Urbana Sede, Satélites (que inclui as do Açúcar, Monte Alegre, Autocana, Tamandupá, Corumbataí, Trentino-Tirolesa, da Hidrovia e Volta Grande) e Rural Oeste, totalizando dez áreas.
A nova divisão não altera o zoneamento estabelecido pelo Plano Diretor de Desenvolvimento e, sim, reorganiza o espaço de acordo com as características que cada área apresenta em comum, a fim de, conforme cada caso, estimular ações de urbanismo, políticas públicas específicas ou a instalação de novos empreendimentos, segundo o potencial e a vocação de cada localidade.
O projeto também cria a Zona Especial de Urbanização Específica 2 Norte, situada na macrorregião Satélite Autocana que fica na rodovia que liga Piracicaba a Rio Claro, na região do bairro Santa Rosa. Essa mudança, segundo o Executivo, é necessária diante da possibilidade de instalação, nessa área, de um núcleo industrial da Mérieux NutriSciences, antiga Bioagri.
Essa empresa pretende fazer a implantação de um grande laboratório, com 10 mil metros quadrados de área construída e previsão de inauguração no último trimestre de 2016. Cerca de 700 empregos diretos com alta qualificação (para profissionais com doutorado, por exemplo) devem ser gerados.