Mudanças no Plano Diretor são aprovadas e devem gerar 700 novos empregos


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Foram aprovadas, na 26ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (11), mudanças no Plano Diretor de Desenvolvimento de Piracicaba – SP. As alterações, propostas pelo Executivo no projeto de lei complementar 4/2015, haviam sido discutidas em audiência pública realizada na Câmara no último dia 15. Uma delas permite a criação de uma nova área industrial tendo em vista a expansão de uma empresa de laboratórios que pretende construir um barracão de 10 mil metros quadrados e gerar 700 novos empregos qualificados.



O texto aprovado pelos vereadores em segunda discussão institui a Zeue (Zona Especial de Urbanização Específica) 2 Norte, modifica o perímetro da Zona Especial Aeroportuária e divide o município nas macrorregiões Urbana Sede, Satélites (que inclui as do Açúcar, Monte Alegre, Autocana, Tamandupá, Corumbataí, Trentino-Tirolesa, da Hidrovia e Volta Grande) e Rural Oeste, totalizando dez áreas.

A nova divisão não altera o zoneamento estabelecido pelo Plano Diretor de Desenvolvimento e, sim, reorganiza o espaço de acordo com as características que cada área apresenta em comum, a fim de, conforme cada caso, estimular ações de urbanismo, políticas públicas específicas ou a instalação de novos empreendimentos, segundo o potencial e a vocação de cada localidade.

O projeto também cria a Zona Especial de Urbanização Específica 2 Norte, situada na macrorregião Satélite Autocana que fica na rodovia que liga Piracicaba a Rio Claro, na região do bairro Santa Rosa. Essa mudança, segundo o Executivo, é necessária diante da possibilidade de instalação, nessa área, de um núcleo industrial da Mérieux NutriSciences, antiga Bioagri.





Essa empresa pretende fazer a implantação de um grande laboratório, com 10 mil metros quadrados de área construída e previsão de inauguração no último trimestre de 2016. Cerca de 700 empregos diretos com alta qualificação (para profissionais com doutorado, por exemplo) devem ser gerados.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile