Junior Cardoso / redacao@piranot.com
A chuva de 20 minutos que caiu em Piracicaba – SP e região por volta das 16 horas de ontem (08) causou inúmeros estragos e prejuízos na cidade. Foram registradas mais de 40 quedas de árvores e quase 100 mil munícipes ficaram sem energia elétrica.
Na zona leste, a energia só voltou à meia noite. Na zona norte, o loteamento Palmeiras e o São Gabriel do bairro Santa Rosa só tiveram o religamento por volta da 01h30 desta quarta-feira. Quase 10 horas sem energia. Situação parecida passou o Uninorte onde diversas empresas tiveram que encerrar as atividades mais cedo.
Na região central houve alagamentos de algumas avenidas e ruas como a São João, Gomes Carneiro, Independência, 31 de março e Armando de Salles Oliveira.
Segundo a Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) até o começo da noite de ontem houve 40 ligações, de diferentes pontos da cidade, pedindo ajuda para a remoção de árvores que caíram. Os bairros que registraram as quedas são a Vila Rezende, Nova Piracicaba, Jardim Ibirapuera, Pacaembu, Primeiro de Maio, Jaraguá, Santa Rita Garça, Água Branca, Castelinho e Morumbi.
A secretaria informou através de seu blog que está com seis equipes trabalhando com cesto elevatório e outras duas com moto-serradeira e que dará prioridade ao trabalho de desobstrução de ruas e outros casos como arvores que tombaram próximo a residências. Ainda ontem os trabalhos ficaram concentrados próximos ao Hospital Fornecedores (Rua Manoel Conceição) e Santa Casa. Hoje a Sedema prometeu colocar mais equipes na rua para auxiliar o Corpo de Bombeiros que também trabalha com a remoção das árvores.
A internauta Bruna Alves flagrou na Avenida São Paulo, no Jardim Pauliceia, um Fiat Pálio branco que teve a frente destruída após uma árvore cair sobre o seu parabrisa
Uma das pessoas que necessitam de ajuda é a leitora do PiraNOT Vanessa Vieira. Ela, através do espaço “Você no Pira”, enviou uma foto do portão de sua casa e nos contou que uma árvore caiu bem próximo dele e que ela estava ilhada. “Estou presa dentro de casa desde a hora do temporal, sem resposta dos bombeiros até agora, 20h30” disse.
Outra leitora, a Izabel de Oliveira, contou ao site que na região do Piracicamirim a energia e os serviços de telefone e internet só voltaram por volta da meia noite. Ela enviou ainda flagrantes feitos do caminho do seu trabalho até a sua casa onde encontrou diversas árvores caídas. Em uma das imagens podemos ver a fachada de vidro do que aparenta ser um hotel totalmente quebrada. (Fotos no final da reportagem).
O internauta Ascari passava pela avenida Armando Salles logo após o temporal e fez um vídeo para nós após avistar um acidente envolvendo um motoqueiro. A vítima caiu em um buraco formado pela chuva bem na saída da Torquato da Silva Leitão. A Semuttran (Secretaria de Trânsito e Transportes) isolou a área.
O RIO PIRACICABA – Segundo dados do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) o manancial que na segunda-feira estava com 95 centímetros de altura, chegou às 4 da manhã de hoje em 2,8 metros. Ontem neste mesmo horário ele estava com 1,1 metros. Tudo indica que no final de semana que vem o programa em família da região toda será uma visita à rua do Porto para apreciação do cartão postal piracicabano.
…
…
COBERTURA ATRAPALHADA – Devido à falta de energia, telefone e internet, o PiraNOT também teve as atividades prejudicadas. Nossa sede ficou quase 10 horas sem energia o que impossibilitou um plantão com as primeiras informações da tempestade como tradicionalmente nosso site faz.
…
PARTICIPE TAMBÉM – O PiraNOT é um site participativo. Você leitor, através das nossas redes sociais, sempre pode enviar fotos, vídeos e outros materiais como sugestão de pauta. Assim você ajuda nosso site na tarefa de levar informação à toda a cidade. Nosso Whatsapp é o 19 9 9134 – 1125.
…
Confira abaixo mais fotos recebidas dos nossos leitores: