Uma operação ontem na Avenida Tales Castanho de Andrade, no Jardim das Flores, popularmente conhecida como “Avenidinha” e no Bosques do Lenheiro levou para a cadeia seis homens e apreendeu um adolescente. Cerca de 100 agentes públicos estaduais da Polícia Militar (PM) com Guardas Civis (GC), agentes de trânsito da Semuttran (Secretaria de Trânsito e Transportes), fiscais da Vigilância Sanitária, funcionários da Vara da Infância e Juventude e promotores do Ministério Público (MP) participaram da ação.
Há aproximadamente duas semanas investigadores da Polícia Civil vinham monitorando e fazendo imagens da avenida para apresentar ao MP tendo como objetivo fazer uma megaoperação que além de recuperar veículos roubados, apreender drogas e armas, coibisse o crime na cidade.
Segundo o promotor de Justiça Aluísio Antônio Maciel Neto, muitos dos crimes que aconteciam na cidade aos finais de semana eram comemorados e tinham os objetos furtados e roubados ostentados na via. “Ali é um local onde existe uma aglomeração muito grande de pessoas, e muitas delas frequentam a ‘avenidinha’ para ostentar utensílios do crime. Ocorrem roubos e furtos durante o domingo na cidade para que eles possam levar esses produtos até o local e ostentar isso perante os outros comparsas do crime” disse.
O promotor falou ainda sobre casos de latrocínio, o roubo seguido de morte, que foram negociados e comemorados na Tales Castanho de Andrade. “Semana passada teve um latrocínio na cidade e tivemos a informação que isso foi tratado na ‘avenidinha’, eles saíram para executar o crime e depois voltaram para lá para comemorar”.
No vídeo feito pela polícia foi possível verificar diversos veículos no local com placas adulteradas ou sem nenhum tipo de identificação. Um dos carros, uma picape, tinha 10 pessoas na caçamba. Motoqueiros trafegavam pelo local sem capacetes. “A operação consistiu em fazer a ocupação da área e a fiscalização quanto a roubos e furtos de veículos, e de uma certa forma, fazer ainda com que aquele local não tivesse mais tanto problema de desordem urbana” comentou o promotor.
A operação começou por volta das 16 horas quando viaturas de todos os órgãos adentraram o bairro e cercaram todas as ruas em volta da avenida. Cerca de 300 pessoas foram abordadas, seis homens presos e um adolescente apreendido. Cerca de 35 veículos, 37 documentos irregulares, duas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e um tijolo de maconha também foram apreendidas. Um bar foi fechado.
Segundo a PM, foi evitado ao máximo qualquer tipo de confronto com os criminosos. “A ideia foi saturar antes de começar esses problemas. Foram feitos bloqueios e teve a fiscalização de trânsito. Nos locais onde a Polícia Civil e o setor de Inteligência levantaram que haviam tráfico de drogas e veículos que vinham sendo monitorados foram abordados. Então para evitar uma aglomeração muito grande lá onde poderia ter confronto, problemas, pessoas machucadas e teríamos que usar a força, ocupamos o local antes do tumulto começar” disse o militar Ubirajara Montebelo.
Ainda segundo a PM e o MP, essa é a primeira operação na ‘avenidinha’ de outras que serão realizadas.
Ontem ainda, policiais fizeram uma varredura no bairro Bosques do Lenheiro dando continuidade ao trabalho começado no Jardim das Flores. Embora terem características diferentes, ambos os bairros sofrem problemas parecidos. Um mapa vem sendo feito pelo ministério que vai definir com os demais órgãos as futuras operações que devem atingir todas as regiões de Piracicaba.