A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Piracicaba prendeu um jovem acusado de executar o prefeito de Elias Fausto, Laércio Betarelli, em crime ocorrido no dia 2 de outubro. Ele confessou ser o autor dos disparos e foi reconhecido por quatro testemunhas do homicídio. As informações foram divulgadas ontem pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.
O acusado tem 24 anos e foi preso no bairro Morada do Sol em Indaiatuba. Ele recebeu R$ 20 mil de um empresário que foi preso no dia 22 do mês passado. O crime teria motivação ecônomica já que o mandante do crime queria instalar condominios irregulares na cidade o que não aceitava o prefeito.
Em depoimento, o jovem confessou que não conhecia o politico e antes de efetuar os seis disparos chegou a confirmar o nome da vítima. Ele seguiu o prefeito por uma estrada de terra e foi filmado por câmeras de segurança.
Laércio Betarelli (PSDB), 58 anos, foi assassinado após ser abordado pelo assassino a pé quando fazia sozinho uma vistoria em um canteiro de obras na rua Amadeu Patelli, no bairro Parque Balneário Carimã. Na época o criminoso fugiu em uma picape branca, segundo a Polícia Militar.
Conhecido como Dude, Betarelli estava em seu terceiro mandato como prefeito da cidade, que tem pouco mais de 17 mil habitantes. Antes, ele tinha comandado o município entre 1997 e 2000 e de 2001 a 2004. Também foi vereador (1989-1992) e presidente da Câmara no biênio 1991-1992.
Nascido em Monte Mor, Betarelli era formado em engenharia civil pela PUC de Campinas e trabalhou como professor de estatística e física em colégios. Casado, deixa dois filhos.