Pesquisa do Departamento de Economia e Estatística da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) aponta que empresários de Piracicaba não esperam crescimento para as vendas do Natal deste ano. O levantamento, realizado entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro, demonstrou que os lojistas de vários segmentos aguardam desempenho semelhante ao que tiveram no mesmo período do ano passado.
“Este ano de 2015 foi desafiador para comércio da cidade, que teve que usar a criatividade para driblar os maus resultados da economia nacional. Apesar de conservadora, a expectativa demonstra certo otimismo para a data, que é considerada a mais importante para o varejo, já que não aponta para quedas”, analisa Paulo Roberto Checoli, presidente da entidade.
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TENDÊNCIAS – O piracicabano está tendo que conviver com as altas dos preços. A inflação, no mês de novembro, chegou à casa dos dois dígitos e bateu os 10,48% (IBGE).
“A taxa carrega vários reajustes de itens importantes no orçamento das famílias, que são contas que pesam muito no bolso dos consumidores, como gastos com alimentos, encarecimento dos combustíveis e conta de luz. Isso influencia diretamente no poder de compra das pessoas, que podem estar querendo priorizar esse grupo de gastos ao invés dos supérfluos”, diz Checoli.
Planejamento tem sido a regra básica para o controle financeiro das famílias. Esse comportamento pode justificar as expectativas dos lojistas com relação ao período. A pesquisa de opinião, realizada em parceria com a CW7 Pesquisas, junto aos consumidores, indica que o piracicabano não deixará de consumir na data, mesmo com um volume de dispostos a comprar mais tímido. No universo de 400 entrevistados, a maioria (68,8%), afirmou que pretende presentear.
“O Natal é culturalmente uma data especial para as famílias, que une as pessoas. A tradicional troca de presentes, apesar do atual momento, não deve ser substituída. O que acontece em tempos de instabilidade, como os que estamos passando, é que as famílias controlam as despesas, a fim de não comprometer o seu orçamento familiar”, explica.
Tal cautela pode ser observada na predisposição do consumidor em desembolsar menos nas compras. Essa tendência foi observada na pesquisa. Dos consumidores ouvidos, que afirmaram que iriam comprar, a maior parte (43%) respondeu que iria gastar até R$ 100,00.
“Os presentes natalinos não deixarão de ser trocados. O que deve ocorrer é uma busca por alternativas mais ‘em conta’”, comenta.
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LUZ & ARTE –Com ações programadas para até o dia 6 de janeiro, o projeto Luz & Arte esta repleto de atrações para este ano. Além da tradicional iluminação na Passarela Pênsil, algumas novidades, como um container natalino e uma jardineira decorada figuram na edição deste ano.
“Nossa intenção é sempre ouvir os associados e estamos abertos à sugestões. Assim, executamos ações que visam o fortalecimento do comércio e serviços da cidade, especialmente no Natal, que é uma das datas mais importantes para as vendas”, declara Checoli.
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CAMPANHA – Em tempos de retração, a criatividade deve ser a palavra de ordem para a sobrevivência nos negócios. Por esse motivo, Acipi elaborou, por meio de seu Departamento de Promoções, a campanha: “Um encanto de Natal”, que foi criada para fomentar as vendas para a data comemorativa. A promoção sorteará 40 prêmios: um carro zero-quilômetro, modelo HB20 Confort Flex, quatro motos Honda zero-quilômetro, modelo CG Start 150 Flex, e 30 vales-compra, no valor de R$ 300 cada. Outro sorteio apenas com os cupons premiados para contemplar os vendedores indicados com cinco vales-compra de R$ 300 cada, também, será realizado.