Na noite da última quarta-feira a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de golpe em uma agência do Banco Itaú, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal, na praça José Bonifácio. Uma cliente notou que os caixas-eletrônicos estavam estranhos e acionou a polícia.
Era por volta de 20h45 quando o crime foi descoberto. Além da polícia, a perícia foi ao local e desmontou seis equipamentos. Os compartimentos que prendiam do lado externo os envelopes com dinheiro foram apreendidos. Neles não haviam nada ainda o que levanta a hipótese de que poderiam ter acabado de serem instalados.
A cliente do Itaú contou que desconfiou de um dos caixas e ao ver os demais percebeu que poderia se tratar de golpe e acionou o 190 o que evitou que ela mesma e outras pessoas fossem lesadas.
Esse golpe é conhecido pela população como ‘Chupa-cabra’, mas o nome correto é ‘Pescador’, já que um anzol tampa a entrada do envelope e ele fica preso e escondido em um anexo instalado na frente da porta original. Os criminosos passam nas agências e fazem a retirada do que ficou ali parado. O cliente só nota o golpe quando, ao consultar o extrato bancário, percebe que o banco diz que não recebeu nenhum deposito na operação realizada no caixa.