Escola Passo a Passo, que atende crianças especiais em Piracicaba, faz “Bazar do Bem”


Foto: Reprodução / Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba
Foto: Reprodução / Câmara Municipal de Vereadores de Piracicaba

Escola de Educação Especial Passo a Passo, conhecida na cidade e região como Escola Passo a Passo, de Piracicaba, começou na manhã desta sexta-feira (01) o “Bazar do Bem”. O objetivo é arrecadar verba para a continuidade do trabalho desempenhado pela instituição desde 1989.



De acordo com a assistente social Thaís Batistella, os participantes do bazar vão encontrar variedade e qualidade. “Nós temos esse ano os melhores produtos de cama, mesa e banho das linhas: Kacyumara, Buddemeyer e São Carlos com descontos especiais e assim a nossa escola será ajudada”, disse ela.

O bazar facilita o pagamento. “Neste evento aceitaremos cartões de crédito e parcelamos. A cidade e a região deve vir conferir e não vai se arrepender”, falou.

O “Bazar do Bem” acontece hoje e amanhã das 09 horas às 18 horas na sede da Passo a Passo que fica na Rua Dr. Otávio Martins de Toledo, número 269, região do bairro Chacara Nazareth e da Avenida Doutor Paulo de Moraes.





.

A ESCOLA – A Associação de Pais e Amigos dos Alunos da Escola de Educação Especial Passo a Passo, fundada em Piracicaba – SP, dia 30 de Agosto de 1989, através de um grupo de pais que compraram a escola e a transformaram em uma entidade de caráter filantrópica, assistencial e educacional sem fins lucrativos, a qual desde o ano de 2014 vem atuando com muitas dificuldades com o reduzido apoio governamental na assistência.

Voltada para a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, tem como objetivo principal propiciar inclusão social às pessoas deficientes, levando em consideração a mudança de paradigma dos conceitos sobre o tema. Antigamente a deficiência intelectual figurava como demência e comprometimento permanente da racionalidade e do controle comportamental. Essa compreensão contribuiu para a manutenção do preconceito, influenciando pensamentos e atitudes discriminatórias.

A Escola Passo a Passo conta com profissionais preparados para oferecer esse trabalho, ou seja, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Pedagogas, Monitor de Música, Professor de Educação Física. Desenvolvemos trabalhos nas oficinas de artesanato, culinária, bijuteria, cartonagem, peças industriais, além do Curso Fundamental e nossos projetos voltados para o atendimento às famílias.





A entidade é mantida através de convênios com a Secretaria Estadual de Educação e do Bem Estar Social e também da Prefeitura Municipal. A maior parte da receita é proveniente de eventos promovidos (venda pizzas, bingos, jantares, rifas, etc.).

.

DIFICULDADES ENCONTRADAS – Uma das dificuldades da Passo a Passo hoje está relacionada à parceria de voluntários para colaboração com o cadastro de nota fiscal paulista. Este cadastramento está sendo utilizado por várias entidades com resultados positivos, porém a escola começou a arrecadar as notas e a cadastrar em meados de 2015, ainda com poucos pontos de recolhimento e com muita dificuldade no cadastramento destas. Igualmente, voluntários para colaborar em nossos eventos e atividades extras desenvolvidas na escola.





Sair da versão mobile