O rio Piracicaba está com 5,29 metros de profundidade na Rua do Porto, em Piracicaba, às 14h20 desta terça-feira (07). A água do manancial já interdita ruas da região turística da cidade e da entrada do bairro Bongue.
Segundo o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), desde às 06h30, quando falamos pela última vez sobre a medição, o rio subiu 23cm e está 59cm acima da sua calha. O mais preocupante é que em Americana o rio também está subindo. Lá ele está com 8,89 metros de profundidade. Isso significa 89cm acima do que é considerado estado de extravasamento.
O rio Corumbataí, que passa pela Vila Rios, ainda não está em nenhum estado de classificação.
Por causa da elevação da água, a entrada do bairro Bongue. Na mesma região, em frente de uma escola de tiros da Polícia Militar na região do Jupiá também alagou. O Parque da Rua do Porto se encontra na mesma situação.
Diversos leitores têm enviado imagens de como está a situação do rio. Confira no final da reportagem.
.
TRABALHO PREVENTIVO – De acordo com Carlos Alberto Razano, secretário da Defesa Civil, desde ontem são mantidos caminhões no Bongue, Vila Rios, Santa Teresinha e na região da Rua do Porto, para recolher pertences dos moradores e comerciantes. “Nossas equipes estão à disposição de todos os moradores dessa região para que a evacuação seja executada com segurança”, afirma Razano.
O secretário orienta que as pessoas evitem passar pela região da Rua do Porto, pois o cruzamento das ruas Rangel Pestana x avenida Beira Rio está fechado devido ao transbordamento. Outro local que deve ser interditado é a estrada do Bongue, próximo à pedreira, onde as águas do Piracicaba já chegaram à avenida Jaime Pereira.
A Defesa Civil orienta a todos que se sentirem em risco para ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil) e solicitar apoio.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, devido às fortes chuvas que caíram na região, os rios Atibaia e Jaguari, que formam a bacia do Piracicaba, também estão com a vazão acima do limite. Isso deve fazer com que a vazão do Piracicaba aumente ainda mais nas próximas horas.