Estudantes de Piracicaba constroem e doam mil mosqueteiras para a comunidade





Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Alunos da Escola Estadual Pedro de Mello, no distrito de Tupi, em Piracicaba, dão o exemplo de que conhecimento bem empregado em boas ações beneficiam a todos. Hoje (27), eles entregaram mil mosqueteiras para moradores da região que desenvolveram e produziram durante o primeiro semestre letivo.





Tudo começou no início do ano quando a professora de ciências, Kalinca Patrícia Marengo, passou por um treinamento técnico na diretoria de ensino com um professor do departamento de entomologia da ESALQ/USP sobre os cuidados com o mosquito transmissor da dengue, zika e chicunguya. Desde treinamento, ela teve a ideia de desenvolver um projeto na escola e contou com o apoio do diretor, Thiago Franco. Ele buscou ajuda no PSF (Posto de Saúde da Família) local e juntos, escola e posto, iniciaram o trabalho.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Crianças de diferentes idades foram mobilizadas a captarem garrafas pets, que poderiam ser descartadas de maneira errada no ambiente, para construir os objetos. Até protetores de berços, que não eram mais usados, foram coletados na comunidade e foram usados como tela”, disse o diretor.

Durante a captação e construção das mosqueteiras, palestras sobre saúde e prevenção foram ministradas. Nesta manhã, as crianças apresentaram o resultado do projeto que se encerrou após a distribuição dos objetos de casa em casa. Na ocasião, eles conversaram com os moradores sobre o que aprenderam e orientaram a comunidade sobre como combater as doenças eliminando o mosquito transmissor.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente da Associação dos Moradores de Tupi, Carlos Silva, o Chitão, participou da apresentação dos resultados. Ele vem apoiando em sua gestão esse tipo de ação. “Foi uma lição de cidadania, meio ambiente, criatividade, saúde e todas as escolas na cidade poderiam seguir o exemplo”, disse o presidente.

Até as tampas das garrafas que não foram usadas nas mosqueteiras, foram separadas e doadas para uma pessoa que reverte elas em algo para as crianças no bairro Bartira, que compõe o distrito.





Sair da versão mobile