Prefeitura de Piracicaba entrega remodelação de avenida neste domingo (16), com festa





Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba entrega oficialmente amanhã (16), a requalificação da Avenida Renato Wagner, atrás do Lar dos Velhinhos. A cerimônia será realizada a partir das 10 horas e terá atrações até às 17 horas, com apresentações musicais, recreação para as crianças e food trucks. A recuperação da via integra o projeto de intervenção urbanística do Complexo da Rua do Porto – Etapa I – que contempla todo o sistema viário e passeio às margens do rio Piracicaba.





Com investimento de R$ 3,3 milhões, a obra e envolveu ações das secretarias de Turismo, Obras, Trânsito e Transportes, Meio Ambiente e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba).

A avenida Renato Wagner passou por remodelação completa e, assim, a cidade ganhou uma avenida parque, com novo pavimento, instalação de 26 bancos, baias de estacionamento, bicicletário com 60 vagas, calçada com pista de caminhada, ciclofaixa e vista para o rio Piracicaba. O paisagismo foi reformulado às margens do rio, com a retirada de leucenas, árvores invasoras, e replantio de nativas e frutíferas. Foram plantadas 105 novas árvores, acomodadas em arvoreiras especiais ao longo da avenida, e 250 mudas às margens do rio. Para garantir a drenagem do local, foram instaladas 37 bocas de lobo para o escoamento da água de chuva.

De acordo com o prefeito Gabriel Ferrato, as intervenções deram um novo visual à avenida, além de mais segurança e a garantia de mais um espaço de lazer para a população. “A Renato Wagner precisava de reformulação e conseguimos, com muito esforço, transformá-la em mais um cartão-postal da cidade, que tem o rio como cenário. É um ambiente para ser aproveitado pela população para lazer, atividade física, passeio e gastronomia. Ainda serão necessárias etapas futuras, mas a parte mais densa da obra foi concluída e entregue à cidade”, disse.

Para a secretária de Turismo, Rose Massarutto, o parque da avenida Renato Wagner é um projeto construído coletivamente, que resultou em uma nova área pública de qualidade para a população de Piracicaba. “É um projeto pensado para a prática de esportes, eventos e lazer. Enfim, mais um espaço que possibilita a contemplação e contato com nosso rio Piracicaba, de uma forma única. Entendo ser esse parque uma área nobre, que requalificada urbanisticamente, propiciará a nossa cidade mais um espaço para uso público na cidade, e que, consequentemente, atrairá também os nossos visitantes”, disse.

.

NOVA ILUMINAÇÃO – Toda a extensão da Renato Wagner também recebeu iluminação especial com tecnologia LED, com a instalação de 76 luminárias e 38 postes metálicos ornamentais de nove metros de altura, que possuem braços para duas lâmpadas, uma voltada para a pista de rolamento e outra para o calçadão e ciclovia. “As lâmpadas LED iluminam mais, são mais econômicas, têm maior vida útil e menor manutenção devido à baixa taxa de falhas”, explica o secretário de Obras, Arthur Ribeiro.

.

MOBILIDADE – Jorge Akira, secretário de Trânsito e Transportes, destaca a nova ciclofaixa, em toda a extensão da avenida, com 1,2 km. Ela vai ligar à ciclofaixa já existente, na avenida Beira Rio, totalmente remodelada. “A ciclofaixa foi delimitada com tachões e segregadores e tem a sequência meio fio, ciclofaixa, vaga de estacionamento para veículos e pista de rolamento. Isso vai gerar maior segurança aos ciclistas, que serão protegidos de um lado pela calçada e do outro pelas vagas de estacionamento”, explica Akira.

Outra melhoria, de acordo o secretário, Jorge Akira, foi realizada no entroncamento da Renato Wagner com a avenida Centenário. A mudança no desenho do canteiro permite que quem desce a Centenário faça, com maior facilidade e segurança, o retorno de volta à Centenário e para a avenida Torquato da Silva Leitão e bairro São Dimas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

FUTURO – O prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato, acompanhado dos secretários municipais Arthur Ribeiro (Obras), Rose Massarutto (Turismo) e Rogério Vidal (Defesa do Meio Ambiente), falaram sobre o uso e ocupação da avenida. “A Renato Wagner é o mais novo espaço de lazer para a população. Aqui, teremos eventos dos mais diversos, mas não haverá equipamento fixo. Temos critérios para a utilização do espaço para não haver degradação”, ressaltou Ferrato.

De acordo com Rose Massarutto, já foi aberto um cadastramento, publicado no Diário Oficial do Município, com categorias pré-determinadas para utilização da avenida de maneira rotativa. “Até o fim do ano terá a portaria para determinar quem pode expor e, em breve, um decreto para manter as normas de uso adequadas ao sistema do projeto. Em princípio, teremos os food trucks aos domingos e outras atividades já marcadas, as quais serão lançadas na inauguração”, contou a secretária de Turismo.

Rogério Vidal falou sobre o plano de manejo da mata que fica na avenida. Na ação, foram retiradas as espécies leucena e mantidas as nativas. “As leucenas são espécies invasoras exóticas prejudiciais ao espaço onde estão. Já é possível ver que, sem elas, os pássaros voltaram, temos o sagui, o pica-pau. Será preciso promover esta ação de retirada em toda a cidade, inclusive do outro lado da orla”, disse o secretário.

Sobre o outro lado da orla do rio Piracicaba – na faixa ao lado da avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira –, Ferrato comentou que também haverá novidades, em parceria com o setor privado. “Temos o projeto completo. Esta foi apenas a primeira fase. Talvez seja o maior legado que estou deixando para a cidade. Entre todas as obras que minha Administração desenvolveu, considero esta a ‘cereja do bolo’. Basta os próximos prefeitos darem sequência, porque este é para ser um espaço permanente de uso da população piracicabana e dos visitantes”, concluiu o prefeito.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO – Quem for à avenida Renato Wagner neste domingo, além de conferir o novo visual da avenida e contemplar o rio Piracicaba, poderá aproveitar uma programação cultural, gastronômica e de lazer intensa, das 10 até as 17 horas.

As apresentações musicais, contratadas pela Setur, começam com sax e violão (10h), seguida da Banda Mississipi (11h30), Sandra Rodrigues e Violão (14h30) e Carol e Sérgio Duo (16h30). Às 11h, também haverá uma intervenção artística das oficinas de danças urbanas do Programa Movimentação Cultural da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Food trucks de O Caipira e do Restaurante Navegantes, além das cervejarias artesanais Cevada Pura, Dama Bier e Leuven, estarão estacionados na avenida.

Para a criançada, ficam disponíveis no local brinquedos da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

Ainda durante o mês de outubro, segundo a Setur, a programação inclui as atividades do Clube do Pedal do Sesc, dia 23/10, das 8h30 às 12h; Semana Move Sesc, no dia 27/11, das 7h às 12h, e Exercício do Bem, da Casa do Bom Menino, no dia 4/12, das 7h às 13h.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile