O serviço de débito oferece uma série de praticidade ao consumidor.
Além de ser aceito em praticamente todos os estabelecimentos comerciais, ele permite também que você faça as compras do dia a dia de forma eficiente.
O débito nada mais é que produto de pagamento, pois debita o dinheiro da conta de forma automática, como se o comprador estivesse retirando o montante em dinheiro em tempo real.
Apesar das facilidades do serviço, o debito automático exige atenção.
Para ajudar os consumidores com essa tarefa, o Procon/SP (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo) dá algumas dicas. Confira.
Controle a sua conta
É fundamental que o consumidor tenha controle sobre sua conta bancária e verifique se há saldo disponível nas datas dos débitos.
O serviço não conta com horários exatos
Apesar das facilidades do serviço, o débito pode ocorrer a qualquer hora do dia programado para o pagamento.
Anotações minimizam os erros
O consumidor deve sempre consultar sua conta e marcar o que foi ou não pago.
Essa consulta pode ser feita pelo celular – por meio do próprio aplicativo do banco –, pela internet ou caixa eletrônico.
A consulta por extratos garante um controle maior da conta.
Atente-se a saldo insuficiente
É fundamental que o consumidor veja se em sua conta há saldo suficiente para que o pagamento automático se concretize.
Caso não haja saldo suficiente, o banco cobre sua despesa, mas depois te cobra taxas pela operação.
Fuja dessas taxas.
Conta em débito automático
Confira se na conta cadastrada há a informação “Conta em débito automático”.
Nesse serviço, você escolhe quais contas colocará no débito automático e, no dia do vencimento, o valor é descontado automaticamente de sua conta.
Débito automático só vale mediante solicitação
Para contas em débito automático, o consumidor deve se atentar que é necessário fazer a solicitação no banco.
O mesmo acontece para casos de cancelamento ou suspensão.
Sempre mantenha seus dados atualizados
Caso o consumidor troque de banco, o fornecedor deve ser comunicado para que a atualização dos dados seja feita.
Direito de escolha
É importante que o consumidor saiba que ele possui o direito de escolher de qual forma efetuará o pagamento.
A opção de pagamento pode ser feita tanto de forma automática quanto na convencional.
A possibilidade de débito direto na conta não pode ser imposta pela instituição financeira.
Problemas
Em caso de problemas com cobrança, o consumidor deve entrar em contato com seu banco.
Se o problema não for resolvido, o consumidor deve procurar o Procon.
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