Começa em Piracicaba a campanha de vacinação contra a gripe









Teve início ontem (23), em Piracicaba, a Campanha Nacional Contra a Gripe (Influenza). A campanha foi sediada no Lar dos Velhinhos e está programada para durar até o dia 01 de junho.

Foto: Prefeitura de Piracicaba.

Por ora, a vacina está sendo aplicada apenas em profissionais da saúde e em pessoas com 60 anos ou mais. Ao todo, 68 unidades da Atenção Básica estão atendendo na zona urbana de segunda a sexta. Os Centros de Referência em Atenção Básica (CRAB) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão vacinando das 08h às 15 horas; já as Unidades de Saúde Familiar (USF) atendem das 08h às 16 horas. Vale lembrar que a CRAB da Paulista não está aplicando a vacina.

A partir do dia 02 de maio, o público-alvo será ampliado para crianças, gestantes e puérperas (mulheres no período de 45 dias após o trabalho de parto). Já em 09 de maio, a vacina passará a ser aplicada também em pessoas com comorbidades e em professores da rede pública e privada.

No dia 12 de maio, tem-se início a vacinação em toda a área zona urbana do município. Nesse período, 37 postos fixos e 18 volantes estarão espalhados em pontos estratégicos de toda a cidade para a aplicação da vacina. No dia 19 de maio, a vacinação será estendida à área rural do município.

Público-alvo para a vacinação:

A vacinação dos grupos prioritários é fundamental como estratégia de prevenção e redução da ocorrência da doença, internações e óbitos. A expectativa da Secretaria de Saúde, seguindo orientações do Ministério da Saúde (MS), é vacinar 76.200 pessoas durante toda a campanha, equivalente a 90% do público-alvo, que totaliza 84.600 pessoas.

Quem não pode ser vacinado?

A vacina é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina.

Sobre a doença:

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza e sua transmissão se dá através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. A transmissão pode acontecer também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz.

Os sintomas mais comuns da gripe são febre, dores no corpo e mal estar. Quem for acometido por algum desses sintomas, deve procurar um médico. Nunca se automedique.

A gripe pode matar e traz perigo a crianças, idosos e doentes crônicos.

Efeitos colaterais pós-vacinação:

A vacina influenza sazonal tem um perfil de segurança excelente e é bem tolerada. A dose é constituída por vírus inativados, ou seja, vírus mortos não causadores da doença. Problemas respiratórios pós-vacina — como gripe e resfriado — não há relação alguma com a vacina.

Em suma, a vacina não dá gripe.

Acompanhe o Piranot

Quer saber o que acontece em Piracicaba e região? Então clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.





Sair da versão mobile