A cidade de Piracicaba recebeu 500 pontos (nota máxima) num ranking de saneamento básico elaborado pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). O ranking leva em consideração o percentual de pessoas atendidas por abastecimento de água, além de coleta e tratamento de esgoto. O percentual de resíduos sólidos destinados adequadamente também é levado em conta.
O ranking avaliou 1,894 cidades brasileiras. Deste número, apenas 80 municípios atingiram a categoria máxima “Rumo à Universalização”, que é o caso de Piracicaba. Outros 201 municípios ficaram na categoria “Compromisso com a Universalização”, porém a grande maioria das cidades seguem nas categorias “Primeiros Passos para a Universalização” e “Empenho para a Universalização”.
O presidente do Semae, José Rubens Françoso, encomiou a pesquisa e reforçou o compromisso da autarquia. “Somos novamente destaque nacional em saneamento básico, primeiro lugar no ranking das cidades com mais de 100 mil habitantes”, comentou. “Nestes 49 anos, o Semae sempre teve a preocupação de distribuir água, bem como coleta e tratamento de esgoto, reforçando nossa meta de levar qualidade de vida para Piracicaba”.
Ranking
Nesta edição, o índice passou a abranger 100% do território nacional, contemplando todos os municípios brasileiros que forneceram informações ao SNIS1 (Sistema Nacional de Informações de Saneamento) para a realização do cálculo. Todas as 27 capitais estão nesta publicação.
Esta edição contou também com uma nova categoria, “Empenho para a Universalização”, criada com o intuito de melhor reconhecer os municípios em diferentes estágios quanto à universalização. Ela surge como um desmembramento da primeira categoria (Primeiros passos para a Universalização). Mais de 70% dos municípios ranqueados estão nesta nova categoria.
E para tornar mais equilibrada e justa a comparação entre os municípios, o estudo passa a ser apresentado em dois grandes grupos: cidades de pequeno e médio porte (até 100 mil habitantes) e cidades grande porte (acima de 100 mil).
Os dados de saneamento foram obtidos do SNIS com referência ao ano de 2016, por conta da defasagem de dois anos entre a coleta dos dados e a divulgação pelo Ministério das Cidades. Já os dados de saúde foram obtidos do DATASUS2 do Ministério da Saúde, com o mesmo ano de referência.
Mais PIRANOT e PORJUCA para você:
>>> Receba alertas de notícias na tela do seu celular. Instale o app do PIRANOT clicando aqui.
>>> Envie informações e reclamações do seu bairro/cidade. No grupo de interação do PIRANOT / PORJUCA você tem voz. Clique aqui e acesse.
>>> Continue lendo as notícias de Piracicaba acessando, diariamente, o www.piranot.com
>>> Leia o nosso conteúdo nacional acessando nosso novo projeto, o PORJUCA. O endereço é www.porjuca.com
>>> Assista aos vídeos das nossas reportagens no Youtube: clicando aqui.
>>> Nós estamos no Twitter. Clique aqui e nos siga! (@piranot_porjuca)