Orquestra Sinfônica de Piracicaba se apresenta nesta sexta-feira (27)





Foto: Divulgação

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba se apresenta nesta sexta-feira (27), às 20 horas, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central do município. A peça executada pela orquestra será a ópera “Matrimônio Secreto”, do italiano Domenico Cimarosa, e o destaque nesta apresentação irá para o tenor Jean William.

Sob regência do maestro Jamil Maluf, vale dizer que a apresentação será gratuita. Aproveitem, pois essa é a oportunidade que o público terá de assistir a uma performance de alto nível sem desembolar um único centavo. Aos poucos, a Orquestra Sinfônica de Piracicaba vai provando que a cultura está cada vez mais acessível ao público.

O programa começa com quatro árias do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart: “Fuor del Mar”, do segundo ato da ópera Idomeneo, de 1781; “Dies Bildnis ist bezaubernd schön”, da ópera A Flauta Mágica, de 1791, além de duas partes da ópera Don Giovanni, de 1787: “Dalla sua Pace”, peça introdutória ao personagem de Ottavio, e o segundo ato, “Il mio tesoro”.





Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP, comenta as obras: “É a oportunidade de ouvir e sentir o poder do canto lírico, que sempre desperta muitas emoções no público”.

A OSP apresenta ainda “Sinfonia no. 8, em Sol Maior, op.88”, do compositor tcheco Antonín Dvorák, inspirada nas fontes da tradição popular boêmia. Dividida em quatro movimentos, ela teve sua estreia em 1890, em Praga, capital da República Tcheca. “É uma das peças que tem um dos mais belos solos de violoncelo da literatura sinfônica”, diz o maestro. Sobre a escolha de Jean William como solista, Jamil Maluf comenta: “Dotado de talento e carisma, Jean William é uma figura muito querida do público de Piracicaba.”

Uma das apresentações de maior destaque de Jean talvez tenha sido em 2013, ocasião em que o papa Francisco visitou o Brasil. Neste ano, Jean já se apresentou também na França, Itália e Índia, além de acompanhar com bastante frequência a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi, regida pelo maestro João Carlos Martins.

As apresentações da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba são realizadas com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e da Secretaria Municipal de Educação.





Sair da versão mobile