Nesta terça-feira (19) o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu João Carlos Kenji Chinen, sócio-proprietário da empresa Rápido São Paulo, e Fabio Luiz Queiroz, operador financeiro do empresário, em Rio Claro (SP). As prisões foram realizadas durante a operação Passe Livre, que teve por objetivo apurar fraudes e corrupção em contratos de transporte público firmados entre 2013 e 2016 pelo município.
De acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo, eles foram denunciados pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro. Em novembro do ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) já havia determinado o bloqueio de bens da empresa de Chinen, Palmínio Altimari Filho (ex-prefeito de Rio Claro), e dos dois ex-secretários Du Altimari e José Maria Chiossi. Na época, Altimari negou irregularidades e a Rápido SP informou que recorreria da decisão.
Operação
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências e empresas. Embora a maioria delas tenha ocorrido em Rio Claro, houve também diligências em Sumaré e Camaçari (BA).
Durante a operação, o Gaeco descobriu que Chinen fez uso de documentos falsos na renovação de contratos de concessão dos serviços de transporte público urbano no município de Rio Claro. Os documentos falsos tinham o objetivo de simular a regularidade fiscal da empresa durante o período de renovação dos contratos.As investigações revelaram inúmeras transações financeiras que indicam atos de lavagem de dinheiro, que serão objeto de investigações nas próximas etapas da mesma operação.
Apreensões
Foram apreendidos dois veículos, sendo um de Chinen (Toyota/SW4) e outro de Queiroz (Ford/Ranger), além de diversos aparelhos celulares, notebooks, documentos e papéis indicativos de constituição de empresas, transações financeiras e imobiliárias e outras atividades potencialmente ilícitas. O material será analisado em conjunto com outras provas já existentes visando identificar outros atos de lavagem de dinheiro.