O Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – Procon Piracicaba realizou, entre os dias 15 e 19 de julho, uma operação de fiscalização em bancos, com o objetivo de averiguar se as legislações estão sendo devidamente cumpridas por esses estabelecimentos financeiros. A fiscalização ocorreu em 18 bancos nos bairros São Dimas, Cidade Jardim, Paulista, Jaraguá, Centro, Vila Rezende e Bairro Alto.
Segundo o procurador-geral e responsável pelo Procon, Milton Sérgio Bissoli, os 18 estabelecimentos estavam adequados às leis e nenhuma irregularidade foi constatada.
Os fiscais municipais verificaram questões como:
- Tempo de espera para atendimento, que não deve ser superior a 15 minutos e superior a 20 minutos na véspera e no dia seguinte depois de feriado e no 5º dia útil do mês;
- A não entrega de senha ou senha sem o registro dos horários;
- Placa ou cartaz com a informação do tempo de espera para atendimento e placa contendo o telefone do serviço de informações da Prefeitura e do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do Município de Piracicaba – 156 e 151;
- Existência de placa com os dizeres do direito de saldar antecipadamente seus débitos, com a redução de juros e outros encargos;
- Câmeras de vídeo;
- Disponibilização de cadeira de rodas; guarda volumes; caixa eletrônico em braille e áudio e caixa eletrônico com altura reduzida;
- Foi observado ainda se as instituições tinham isolamento visual (biombo);
- Placa com os dizeres do atendimento preferencial (idosos, gestantes, mães com criança de colo, pessoas com deficiência física e ostomizados);
- Existência de cartaz sobre a proibição do uso de telefonia móvel;
- Manutenção de serviço de segurança privada em caixas eletrônicos;
- Porta giratória;
- Placa dispondo sobre a proibição da venda casada.
O Procon Piracicaba fica no térreo 2 do Centro Cívico (Rua Capitão Antônio Corrêa Barbosa, 2.233, bairro Chácara Nazareth) e atende diariamente, das 8h30 às 14h30, para abertura de processo, e das 14h30 às 16h30, para orientação. Por telefone 151, das 8h30 às 16h30.