The Voice Brasil é um show de talento brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo. É a versão brasileira do formato original holandês The Voice of Holland, criado por John de Mol.
A primeira temporada teve estreia em 23 de setembro de 2012, contando com apresentação de Tiago Leifert e Daniele Suzuki (nos bastidores), e tendo Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Lulu Santos e Daniel como técnicos e jurados.
Na segunda temporada, Miá Mello substituiu Daniele Suzuki nos bastidores e na terceira temporada, Fernanda Souza assumiu o posto. Na quarta temporada, Daniele Suzuki voltou a apresentar os bastidores, sendo substituída por Mariana Rios na quinta temporada e por Jeniffer Nascimento na oitava. Devido a exigências contratuais, Daniel foi substituído no júri por Michel Teló a partir da quarta temporada e Claudia Leitte por Ivete Sangalo, a partir da sexta, assim como Carlinhos Brown por Iza a partir da oitava.
Diferente dos shows de talentos comuns, The Voice Brasil, seguindo os demais equivalentes pelo mundo, valoriza apenas a voz de um competidor, não julgando a sua aparência ou performance de palco. Também tem como diferença de outros programas similares ter um artista pronto e não moldá-lo. O diretor-geral, Carlos Magalhães, explica que “todos os participantes são profissionais que já têm experiência.
Prêmio The Voice Brasil
A série faz parte da franquia The Voice e é baseada em um formato de competição semelhante na Holanda, intitulado The Voice of Holland. O vencedor tem direito a um prêmio de R$ 500 mil reais, um contrato de gravação com a Universal Music, gerenciamento de carreira e um carro 0 km.
Produção The Voice Brasil
Em maio de 2011, a Rede Globo comprou os direitos do formato surgido na Holanda para produzir o The Voice Brasil, que será feito em conjunto com as produtoras Endemol e Mark Burnett.
Antes, havia interesse por parte da Rede Bandeirantes e do SBT pelo programa. Já em 2011, foi confirmada a direção de Boninho, que, sobre os técnicos do programa, em meio a especulações afirmou que “um cantor sertanejo de renome” faria parte do júri, o que depois confirmou-se com a aceitação do cantor Daniel para trabalhar no show de talento.
Inscrições The Voice Brasil
As inscrições para o The Voice Brasil foram abertas em maio de 2012, um ano após a compra dos direitos pela Rede Globo. A equipe de produção do programa realizou audições para escolher possíveis participantes em oito capitais brasileiras: Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Natal e Salvador; entrevistando aproximadamente 20 mil inscritos e escolhendo 105 para entrar no programa.
Elenco The Voice Brasil
Seguindo o mesmo formato do programa americano, a Rede Globo escolheu produtores inclusive parecidos com os dos Estados Unidos. Em The Voice, na NBC, os técnicos são Christina Aguilera, que foi comparada a Claudia Leitte; Cee Lo Green, comparado a Carlinhos Brown; Adam Levine comparado a Lulu Santos; e Blake Shelton, comparado a Daniel. Quanto a isso, Magalhães, o diretor-geral, afirma que “foi por acaso” e que a escolha dos técnicos brasileiros foi resultado de busca por “artistas top”.
Em 12 de junho de 2012, foi confirmado que o jornalista esportivo Tiago Leifert iria ser o apresentador da atração. A atriz e apresentadora Daniele Suzuki ficaria responsável por acompanhar os bastidores do programa.
O programa é apresentado até hoje pelo jornalista esportivo Tiago Leifert, que está desde a primeira temporada, ao lado de Daniele Suzuki, que foi co-apresentadora, entrevistadora de bastidores, correspondente online e de mídias sociais, retornando na quarta temporada.