Conforme o Jornal PIRANOT já anunciou anteriormente, a “Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Urbana” segue acontecendo em Piracicaba, visto a existência de casos de morcegos com raiva na cidade ao longo do ano. A vacinação antirrábica em cães e gatos teve início no dia 14 de setembro e chega ao fim neste sábado, dia 09 de novembro.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem como meta vacinar cerca de 30.500 animais neste período. O CCZ orienta que os cães devem ser conduzidos aos postos de vacinação por adultos e, preferencialmente, com focinheira. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte, evitando possível fuga/acidente durante a vacinação.
Quais animais podem ser vacinados?
Todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade podem receber a vacina.
Quais animais não podem ser vacinados?
Animais doentes, em tratamento ou debilitados devem aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. O mesmo ocorre com animais gestantes e com crias. Esses animais devem esperar o desmame total dos filhotes para receber a vacinação. Mesmo que o prazo da vacinação chegue ao fim, esses animais podem receber a vacinação diretamente no CCZ, que funciona o ano todo, de segunda a sábado, das 08h às 16 horas.
A importância da Campanha de Vacinação Antirrábica
A vacinação é muito importante para prevenir a raiva, uma doença que mata e é transmitida por morcegos. De acordo com Pedro Mello, secretário de Saúde do município, a vacinação dos animais de estimação é fundamental para que a cidade mantenha-se protegida da doença. “A secretaria tem feito sua parte, agora compete às famílias o dever de imunizar seus animais domésticos”, informou.
Dias e horários da vacinação nos bairros
- DINHEIRO DE VOLTA – Banco é obrigado a devolver taxas abusivas em contrato de financiamento de veículo quitado. Conheça os serviços da JUCA HELP!/PIRANOT, nova marca da Empresa Júnior Cardoso LTDA, clicando aqui.