A Mercedes-Benz e a Bosch juntaram-se para a criação de um moderno Centro de Testes Veiculares, em Iracemápolis (SP), que permitirá a realização de ensaios com automóveis, comerciais leves, motos e máquinas agrícolas. O empreendimento será construído no Campo de Provas da Mercedes-Benz e será o maior do Hemisfério Sul para veículos comerciais, que alcançará, assim, um importante marco de expansão em sua trajetória de pouco mais de um ano de atividades.
O início das obras do Centro de Testes está previsto para o primeiro semestre de 2020 e a inauguração para 2021. Com pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias, esse Centro facilitará o desenvolvimento de veículos equipados com os modernos sistemas de assistência ao condutor, que proporcionarão uma mobilidade livre de estresse e acidentes.
Desde 2016, a Bosch vem sentindo a necessidade de investir em uma área onde fosse possível testar e validar sistemas de eficiência energética, assim como de segurança e de assistência ao condutor que já estão disponíveis no mercado nacional quanto aqueles que virão por conta do Rota 2030 ou que serão demandados pelas legislações futuras. “Depois de estudar diferentes possibilidades, encontramos na Mercedes-Benz a parceira ideal para esse projeto e juntos construiremos um Centro de Testes Veiculares que beneficiará toda a cadeia automotiva na América Latina”, comentou Besaliel Botelho, presidente da Robert Bosch América Latina.
Em mais uma iniciativa pioneira da Mercedes-Benz e da Bosch no mercado brasileiro, a nova estrutura será oferecida para utilização por outros fabricantes de veículos, sistemistas, autopeças e demais empresas do setor automotivo. Neste contexto, serão disponibilizados boxes de oficina de protótipos e escritórios individuais, a fim de assegurar privacidade e confidencialidade para todos os usuários e projetos.
Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis
O empreendimento contará com o amplo conhecimento da Bosch em projetos de campos de provas ao redor do mundo. Os mesmos responsáveis pela criação dos Centros de Testes de Boxberg (Alemanha), Donghai (China), Memambetsu (Japão), Vaitoudden (Suécia) trabalharão em conjunto com as equipes da Mercedes-Benz e da Bosch no Brasil durante a concepção e detalhamento das pistas e demais dependências do Centro de Testes Veiculares, que agregará mais cinco complexos, ocupando 400 mil metros quadrados, elevando assim para 21 o número de pistas em Iracemápolis.
O espaço contará ainda com boxes de oficina conjugados à escritórios individualizados, estacionamento para protótipos confidenciais de veículos em desenvolvimento, além de outras dependências de apoio, como áreas para refeições, apresentações e eventos.
A pista Oval de Alta Velocidade é um dos destaques do Centro de Testes. Essa área será composta por duas retas paralelas de 960 metros cada e duas curvas completando o circuito oval num total de 2,6 mil metros de extensão, três faixas de rolagem, além de superfícies irregulares para medições de estabilidade, suspensão, entre outros. Esse recurso permitirá verificações em alta velocidade, consumo de combustível, autonomia, arrefecimento, ruído, conforto veicular, dirigibilidade etc.
Com 70 mil metros quadrados de asfalto perfeitamente plano, a Área de Dinâmica Veicular possibilitará inúmeras manobras com total segurança e em condições ideais para os experimentos de ESP e AEB. Além disso, também será utilizada para desenvolvimento de veículos híbridos, elétricos e autônomos.
Já a Pista de Medição de Frenagem terá uma configuração inédita no Brasil. Suas sete faixas paralelas e irrigáveis propiciarão diferentes coeficientes de aderência, que poderão ser usadas em manobras de aprimoramento para sistemas de segurança ativa, como o ABS e o ESP.
Destinada às manobras de estabilidade e dirigibilidade, a Pista de Dirigibilidade Pavimentada será composta por curvas e sinuosidades de diferentes raios e estará disponível para testes de veículos de passeio e comerciais leves.
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