Está marcada para esta segunda-feira (10) o retorno das gravações das novelas na Globo e Record. Segundo Fefito, colunista do UOL, será impossível seguir no mesmo ritmo de trabalho de antes da pandemia.
Tudo ocorrerá de maneira mais lenta por conta dos novos protocolos de segurança, que envolvem menos pessoas no estúdio e também um novo modo de encenar, para que não haja o contato físico entre os atores das emissoras.
Se antes um dia de gravações no estúdio chegava a render até 25 cenas por equipe de direção, agora a expectativa é que o número chegue à metade disso – em previsões otimistas. Por causa disso, a previsão de volta ao ar dos folhetins foi movida para 2021.
Tanto “Amor de Mãe” quanto “Salve-se Quem Puder” tiveram suas durações reduzidas. Enquanto a trama de Manuela Dias chegará ao fim com 23 capítulos – metade do previsto -, a de Daniel Ortiz terá mais 43 episódios, 50 a menos que o esperado.
Nos bastidores da Globo, foram criadas divisórias de acrílico em áreas de convivência do elenco e os camarins passão a ser exclusivos. Além disso, maquiagem e figurino já devem ser providenciados de casa. Atores que necessariamente precisarão viajar para voltar ao trabalho ficarão isolados em um hotel.
Na Record, onde recomeçarão os trabalhos de “Amor Sem Igual”, são esperados atores como Thiago Rodrigues, Rafael Sardão, Day Mesquita e Françoise Forton. Todos terão suas temperaturas medidas antes de entrar em ambientes fechados.