A Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou mais uma ação de imunização contra gripe de idosos acamados/impossibilitados no último sábado (12). A ação faz parte da Campanha de Vacinação contra Gripe no município e equipes de vacinadores da SMS atenderam 177 pacientes, para garantir que todas as pessoas com 60 anos ou mais tenham acesso à vacina.
A solicitação da vacinação de idosos acamados/impossibilitados em casa é realizada pelos familiares e pelas unidades de saúde dos bairros ao identificarem pacientes nessas condições. “Para solicitar que a vacinação contra gripe seja realizada em casa, basta que um familiar avise a unidade de saúde a qual o paciente é cadastrado ou ligue na Vigilância Epidemiológica, no número 3437-7837”, orienta o secretário de saúde Filemon Silvano.
Campanha
A vacina contra gripe já está disponível para todos os grupos prioritários da campanha. As pessoas que já podem recebê-la devem procurar uma unidade de saúde (UBS, CRAB ou USF) no período da manhã de dias úteis, das 8h às 12h. Não é preciso fazer agendamento.
Fazem parte dos públicos-alvo da campanha idosos (60 anos ou mais); trabalhadores da saúde; professores das redes municipal e particular; crianças de 6 meses até menores de 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Para ser vacinada, a pessoa deve apresentar um documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação. Os profissionais (professores, caminhoneiros, entre outros) devem apresentar ainda um documento que comprove vínculo ativo com a instituição que atue. As pessoas com comorbidades, documento que comprove a condição de saúde.
Covid-19
Em meio à pandemia, o Ministério da Saúde orienta que os grupos prioritários que já estão contemplados para receber a vacina contra Covid-19 tomem primeiro essa vacina e, após 14 dias, recebam a vacina contra gripe.
Proteção
A vacina aplicada na campanha protege contra três tipos do vírus influenza, o vírus causador da gripe (A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)).
Comorbidades
Confira abaixo as comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde para a Campanha de Vacinação contra Gripe:
- Doença respiratória crônica (Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão Arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade)
- Doença cardíaca crônica (Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca)
- Doença renal crônica – (Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise)
- Doença hepática crônica (Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose)
- Doença neurológica crônica (Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave)
- Diabetes (Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos)
- Imunossupressão (Imunodeficiência congênita ou adquirida Imunossupressão por doenças ou medicamentos)
- Obesidade grau III
- Transplantados (Órgãos sólidos; Medula óssea)
Portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany, dentre outras trissomias