A Defesa Civil do Estado informou que, entre ontem (28) a domingo (01), uma massa de ar polar irá avançar no Estado, provocando queda acentuada de temperatura. Serão momentos de frio intenso, com formação de geada em todo o Estado. Em Piracicaba (SP), a temperatura mínima pode chegar a 3ºC, com sensação térmica de 1ºC. Desde o início do inverno a Prefeitura, por meio de força-tarefa que reúne várias secretarias, intensificou as ações para atender de forma especial as pessoas mais vulneráveis, como aquelas em situação de rua.
Nesta semana foi anunciada a ampliação de vagas para pernoite da população em situação de rua, aumentando em até 70 vagas, caso haja demanda. Hoje o município tem 83 vagas de acolhimento provisório que estão disponíveis durante o ano todo. Aliada a esta ampliação, desde a queda nas temperaturas, em junho, o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), intensificou a abordagem às pessoas, explanando a elas os locais onde é possível o pernoite, realização de refeição e banho.
Esta semana, inclusive, a equipe ampliará o horário de atendimento e estará até meia-noite nos locais de maior incidência desta população, sensibilizando as pessoas para se alojarem nas vagas disponibilizadas. Na madrugada, se alguém quiser notificar a presença de pessoas em situação de rua, a Smads solicita que ligue para o 153, da Guarda Civil, que auxiliará no encaminhamento para o acolhimento. O SAMU também dará suporte, auxiliando nos casos das pessoas abordadas estarem sob efeito de álcool ou outras drogas.
A Casa de Passagem e o Albergue Noturno, espaços estruturados de acolhimento provisório, que têm horário limite de entrada até às 22h, flexibilizaram as regras para receber pessoas além desse horário.
A força-tarefa também articulou com a sociedade civil com atuação voluntária no município e lançou na segunda-feira, 26/07, uma campanha emergencial de arrecadação de roupas de frio e toalhas de banho para serem distribuídas para população em vulnerabilidade social. Até hoje nove pontos de arrecadação receberam roupas de frio e tolhas de banho para serem distribuídos para grupos já identificados.
A população pode ajudar indicando locais onde existam pessoas em situação de rua pelos telefones: 19 99446-4389 / 99705-4663 – SEAS – das 8h as 24h (segunda à sexta-feira), das 10h às 24h (sábado e domingo).