*** Matéria atualizada dia 16 de agosto para acrescentar os nomes das artistas
Um muro da Travessa José Pereira Cardoso, no bairro Nova América, ganhou cor e vida com as pinturas feitas em homenagem a ex-vereadora Madalena, que foi assassinada violentamente em sua residência no dia 07 de abril de 2021.
As artistas Isadora Nascimento, Giulia Zen, Sarah Soares, Adrielle Camargo e Alice Lima retrataram Madalena de diversas formas e homenagearam a figura emblemática e inesquecível de nossa cidade. Madalena tornou-se conhecida por sua personalidade marcante, sempre sorridente, de luta e perseverança.
Projeto Furtacor e Documentário ‘O meu nome é Madalena’ também fazem parte de todo o processo da homenagem.
Morte
Madalena foi encontrada morta em sua residência no início da madrugada do dia 07 de abril de 2021, no bairro Boa Esperança, em Piracicaba (SP). Segundo as informações da Polícia Militar, o corpo foi encontrado no sofá com sinais de morte violenta. Madalena tinha 64 anos e se tornou a primeira travesti eleita vereadora na história da cidade.
O óbito foi constatado ainda no local pelo Dr. Ronaldo Moschini. Ela foi assassinada violentamente, sua cabeça apresentava diversos ferimentos.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como homicídio e encaminhado para o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Piracicaba (SP).
Dias depois, os assassinos de Madalena foram presos pela Polícia Civil.
Vereadora
Madalena foi eleita vereadora no pleito de 2012, quando recebeu 3.035 votos e teve o segundo melhor desempenho do seu partido nas eleições, tendo atuado junto ao Legislativo de forma a defender os interesses da população mais carente da cidade.
Atuando como líder social e comunitária por mais de 25 anos no bairro Boa Esperança, Madalena foi um exemplo de luta e superação pessoal e profissional, tornando-se uma figura simbólica que, com alegria e simplicidade, cativou para sempre um lugar no coração dos piracicabanos.